Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Edailza Maria Pereira-
dc.date.accessioned2022-08-15T12:25:04Z-
dc.date.available2022-08-08-
dc.date.available2022-08-15T12:25:04Z-
dc.date.issued2022-09-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24255-
dc.description.abstractThe present work brings a reflection on the collective teaching of musical instruments, more in the field of popular percussion. The objective is discuss the process of collective teaching of popular percussion in the Popular Percussion Group of Universidade Federal da Paraíba. For this, a case study with a qualitative approach was developed. In the context field , surveys were carried out by popular survey participants as the conduct of the . The analysis was based on the classification of the information collected andon the process of relevant studies in the field with the reference composed by the field of collective teaching of instruments. The main ones are the differentiating character of the groupof collective teaching par excellence studied, where the popular popular teaching format presents the result, heterogeneously trained for musical learning and improved articulation of practical and theoretical knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2022-08-15T12:25:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EMPL08082022.pdf: 347419 bytes, checksum: f2613de58e3760dc1d0c4e3cc894bf60 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-15T12:25:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EMPL08082022.pdf: 347419 bytes, checksum: f2613de58e3760dc1d0c4e3cc894bf60 (MD5) Previous issue date: 2022-09-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica - Ensinopt_BR
dc.subjectMúsica - Percussão popularpt_BR
dc.subjectInstrumentos musicais - Ensino coletivopt_BR
dc.subjectPercussão - Ensino - UFPBpt_BR
dc.titleGrupo de Percussão Popular da UFPB: práticas de ensino coletivo de percussão popular em um grupo heterogêneopt_BR
dc.title.alternativeUFPB Popular Percussion Group: popular percussion collective teaching practices in a heterogeneous grouppt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mestrinel, Francisco de Assis Santana-
dc.description.resumoO presente trabalho traz uma reflexão sobre o ensino coletivo de instrumentos musicais, mais especificamente no campo da percussão popular. O objetivo é discutir o processo de ensino coletivo de percussão popular no Grupo de Percussão Popular da Universidade Federal da Paraíba. Para isso, foi desenvolvida estudo de caso de abordagem qualitativa. Na pesquisa de campo, foram conduzidas observações participantes no contexto das aulas de percussão popular, bem como a realização das entrevistas. O processo analítico se baseou na triangulação das informações coletadas e produzidas em campo com o referencial bibliográfico composto por estudos no campo do ensino coletivo de instrumentos musicais. Os principais resultados destacam o caráter heterogêneo do grupo estudado, onde o formato de ensino coletivo de percussão popular apresenta-se bastante funcional, contribuindo de forma satisfatória para o aprendizado musical e possibilitando articular conhecimentos técnicos, práticos e teóricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesCHAMONE, Emília Maria de Freitas. O gesto musical de percussão afro-brasileiro. 2008. Dissertação (Mestrado) - Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Gerais, 2008. CRUVINEL, Flávia M. Efeitos do Ensino Coletivo na Iniciação Instrumental de Cordas: A Educação Musical Como Meio de Transformação Social. 2003. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2003. CRUVINEL, Flávia Maria. Educação musical e transformação social: uma experiência com ensino coletivo de cordas. Goiânia: Instituto Centro-Brasileiro de Cultura, 2005. GOHN, Daniel Marcondes. Auto-aprendizagem musical: alternativas tecnológicas. São Paulo: Annablume, 2003. 212 p. MONTANDON, Maria Isabel. Ensino Coletivo, ensino em grupo: mapeando as questões da área. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS, 1., 2004, Goiânia. Anais […]. Goiânia: UFG, 2004. p. 44-48. PAIVA, Rodrigo G. Percussão: uma abordagem integradora nos processos de ensino e aprendizagem desses instrumentos. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, São Paulo, 2004. PAIVA, Rodrigo G. Grupo de percussão e aprendizagem musical: um estudo multi-casono contexto de dois grupos brasileiros. 2015. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, São Paulo, 2015. PRASS, Luciana. Saberes Musicais em uma bateria de escola de samba: uma etnografia entre os “Bambas da Orgia”. 1998. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto das Artes, Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998. SANTANA, Chico. Reverberações de saberes na batucada de samba. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL - EDUCAÇÃO MUSICAL EM TEMPOS DE CRISE: PERCEPÇÕES, IMPACTOS E ENFRENTAMENTOS, 24., 2019, Campo Grande/MS. Anais [...]. Campo Grande: UFMS, 2019. TOURINHO, Cristina. Reflexões sobre o ensino coletivo de instrumentos na escola. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS, 1., 2004, Goiânia. Anais […]. Goiânia: UFG, 2004. p. 37-43. TOURINHO, Ana Cristina Gama dos Santos. Ensino coletivo de instrumentos musicais na escola de música da ufba: inovando a tradição, acompanhando o movimento musical do brasil. In: OLIVEIRA, Alda de; CAJAZEIRAS, Regina. Educação Musical no Brasil. Salvador: Sonare, 2007. p. 25pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMPL08082022.pdf339,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons