Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24258
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Helayne Cristini Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-15T13:39:35Z | - |
dc.date.available | 2022-08-08 | - |
dc.date.available | 2022-08-15T13:39:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24258 | - |
dc.description.abstract | This work is centered on ritualistic songs performed in the cult of Jurema, understan ding the transmission process and the importance of singing for the preservation and dissemination of the religion. I brought the Jurema Sagrada because it is considered an Afro-indigenous religion with a large presence in Paraíba. Based on bibliographical re search and testimonies collected from practicing juremeiros, this work outlines the his tory of religion in the State of Paraíba, methods and practices, as well as structures and forms of some songs taken as study cases. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2022-08-15T13:39:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HCSB08082022.pdf: 1642161 bytes, checksum: 10d7ec81e38b133635a8a8fb73691884 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-08-15T13:39:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HCSB08082022.pdf: 1642161 bytes, checksum: 10d7ec81e38b133635a8a8fb73691884 (MD5) Previous issue date: 2021-12-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Música - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Cultos afro-indígenas | pt_BR |
dc.subject | Música e religião | pt_BR |
dc.subject | Jurema Sagrada - Culto - Paraíba | pt_BR |
dc.title | O canto no culto da Jurema na Paraíba. | pt_BR |
dc.title.alternative | Singing at jurema's cult in Paraíba. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Eurides de Souza | - |
dc.description.resumo | Esse trabalho está centrado nas músicas ritualísticas cantadas no culto da Jurema, com preendendo o processo de transmissão e a importância do canto para a preservação e difusão da religião. Trouxe a Jurema Sagrada por ser considerada uma religião afro indígena com bastante presença na Paraíba. A partir de pesquisa bibliográfica e depoi mentos colhidos de juremeiros praticantes em João Pessoa, esse trabalho delineia a história da religião no Estado da Paraíba, métodos e práticas, bem como estruturas e formas de algumas cantigas tomadas como estudo de caso. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação Musical | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | BARBOSA, Karol Souza. Novos Pontos Cantados de Umbanda. O Fundamento Cog nitivo da Religião. São Paulo: Anúbis, 2016. BARROS, Maria Ofélia. Terreiros Campinenses. Tradição e Diversidade. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Humanidades/UFCG, 2010. BRANDÃO, Maria do Carmo Tinou; NASCIMENTO, Luís Freire Rios. O Catimbó Ju rema. In: JORNADAS SOBRE ALTERNATIVAS RELIGIOSAS NA AMÉRICA LA TINA, 8., 1998, SãoPaulo. Anais [...]. São Paulo: FFLCH, 1998. CÂMARA NETO, Ruy Rodrigues. Cânticos de cura dos Kariri-Xocó. 2016. Disserta ção (Mestrado em Música) - UFPB: Programa de Pós-Graduação em Música, João Pes soa, 2016. CANDÉ, Roland de. História da música. Trad. EduardoBrandão. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. v.1 CARVALHO, José Jorge de. Cantos sagrados do Xangô do Recife. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 1993. CUNHA, Natália de Castro e; MARIMON, Roberto Guterres; MEDEIROS, Graziela da Silva de. Xamanismo e suas contribuições de processo de saúde e doença para a naturologia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências daReligião, São Paulo, v. 23, n. 36, p. 106-141, 2020. Disponível em: www.researchgate.net/publi cation/348435797_xamanismo_e_suas_contribuicoes_no_processo_de_sa ude_e_doen ca_para_a_naturologia. Acesso em: 10 mar. 2021. DRUMOND, Marcos Antônio. Jurema Preta. 2010. Disponível em: http://agência.cnp tia.embrapa.br. Acesso em: 15 jun. 2021. FERREIRA, Sócrates Pereira. A Jurema Sagrada em João Pessoa. Um ritual em transição. 2011. Dissertação (Mestrado em ciências das religiões) - Centro de Educa ção/UFPB. João Pessoa, 2011. GIORDANI, Ary Fábio Daniel. Musicoterapia, ritualística e processos psicoterápi cos. 2021. Disponível em: https://amtpr.com.br/wp- content/uploads/2021/03/2006-3.- Musicoterapia-ritualistica-e-processos- psicoterapicos..pdf. Acesso em: 1 abr. 2021. LIMA, Flávio Fernandes de Lima; ALVES, José Orlando. Teoria dos Contornos e a abordagem paramétrica do frevo de rua: planejamentos e realizações musicais. Musica Theorica, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 135-158, 2018. Disponível em: https:// revistamusi catheorica.tema.mus.br/index.php/musica-theorica/article/view/86. Acesso em: 28 mar. 2021. LIMA, Valdir. Cultos afro-brasileiros na Paraíba: uma história em construção (1940-2010). 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. Acesso em: 25 jan. 2021. L’ODÓ, Alexandre L’Omi. A Jurema Sagrada – Resiliente religião de matriz indígena do Nordeste do Brasil. Revista Senso, 2017. Disponível em: https:// revistasenso.com.-br/jurema/jurema-sagrada-resiliente-religiao-de-matriz-indigena- nordeste-brasil/. Acesso em: 04 abr. 2021. LOPES, Nei. Partido-alto: samba de bamba. Rio de Janeiro: Pallas, 2005. MATA FILHO, Valter da. Estratégias de enfrentamento do Povo de Santo frente às crenças socialmente compartilhadas sobre o Candomblé. 2009. Dissertação (Mestra do em Psicologia). Programa de Pós-Graduação em Psicologia - UFBA, Salvador, 2009. MELO, Rodrigo da Silva. A tradição juremeira e suas relações com os rituais de candomblé e umabanda na casa Ilê Axé Xangô Agodô. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - UFPB, João Pessoa, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/ js pui/bitstream/tede/6600/1/arquivitotal.pdf. Acesso em: 09 jun. 2020. PUIG, Daniel; ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo. Música – Canto coletivo na África do Sul (aula 01): Isicathamiya e o grupo Ladysmith Black Mambazo. Brasilia: Portal do Professor, 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTec nicaAula.html?aula=1411. Acesso em: 16 out. 2021. RIBEIRO, Antônio Marcos de Almeida. História oral brasileira: trajetória e perspectivas. Revista de Teoria da História, ano 3, n. 6, p. 108-121 , dez. 2011. ROSA, Laila Andresa Cavalcante. As juremeiras da nação Xambá (Olinda, PE): mú sicas, performances, representações de feminino e relações de gênero na jurema sagrada. 2009. Tese (Doutorado em Música) - UFBA, Salvador, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/9151/1/Tese%2520Laila%2520Rosa%2520-seg.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020. SALLES, Sandro Guimarães de. À sombra da Jurema: a tradição dos mestres juremei ros na Umbanda de Alhandra. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 8, v. 15, n. 1, p. 99-122, 2004. SAMPAIO, Marcos da Silva. A teoria de relações de Contornos Musicais: Inconsis tências, Soluções e Ferramentas. 2012. Tese (Doutorado em Música) - UFBA, Salva dor, 2012. Disponível em: file:///C:/Users/Helayne/Downloads/ Sampaio-2012 ATeori adeRelacoesdeContornosMusicaisinconsistenciassolucoeseferramentas.pdf. Acesso em: 28 mar. 2021. SANTIAGO, Idalina Maria Freitas Lima. A Jurema Sagrada na Paraíba. QUALIT@s Revistas Eletrônicas, v. 7, n. 1, 2008. SILVA, Juliana Araújo. Música de feitiçaria no Brasil: Conferência literária. Em tese, v. 8, p. 121, 2004. Disponível em:http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/emtese/arti cle/ view/3609/3589. Acesso em: 17 mar. 2021. SILVA JUNIOR, Luiz Francisco da. A Jurema Tombada: memórias de uma experiência religiosa. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ORAL, 10., 2010, Recife. Anais [...]. Recife: UFPE, 2010. Disponível em: https://www.encontro2010.historiao ral.org.br/resources/anais/2/1270300760_ARQUIV O_Ajurematombada.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021. _____________. A Jurema, o culto e a missa – disputas pela identidade religiosa em Alhandra. PB (1980-2010). 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Humanidades/UFCG, Campina Grande, 2011. SEKEFF, Maria de Lourdes. Da música: seus usos e recursos. São Paulo: UNESP, 2007. SOUSA, Daniel Moreira de. Contornos musicais e textura: perspectivas para análise e composição. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, 4., 2016, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Unirio, 2016. p. 99-109. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2016/4433/public/4433-14408-1- PB.pdf. Acesso em: 28 mar. 2021 SOUSA, Rainer Gonçalves. "Jurema Sagrada". Brasil Escola, [S.l]. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/religiao/jurema-sagrada.htm. Acesso em: 13 set. 2021. VANDEZANDE, René. Catimbó. Pesquisa exploratória sobre uma forma nordesti na mediúnica. 1975. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - UFPE, Recife, 1975. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HCSB08082022.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons