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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24259
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Saulo Soares de-
dc.date.accessioned2022-08-15T14:16:24Z-
dc.date.available2022-08-11-
dc.date.available2022-08-15T14:16:24Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24259-
dc.description.abstractThe present work brings reflections and discussions about the process of producing didactic material for percussion, specifically for the snare drum. It seeks to discuss and reflect on gaps in the process of technical study of the snare drum and practice in the context of Brazilian popular music, pointing out the scarcity in the literary production regarding the contextualized integration of Brazilian rhythm and proposing decolonial perspectives from creative and compositional approaches. The methodology is based on a literature review (texts and methods) of authors such as José Gramani (1996), Luis Ricardo Queiroz (2020), Rodrigo Paiva (2004), Ney Rosauro (1996), Emília Maria Chamone (2008), Marcello Teixeira (2015), among others, on the analysis of recordings of two pieces of the didactic material in question by different percussionists, as well as on interviews with them.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2022-08-15T14:16:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SSC11082022.pdf: 1391585 bytes, checksum: 0da75383dea6cc496ad44508a1756397 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectPercussãopt_BR
dc.subjectMúsica - Ensino - Brasilpt_BR
dc.subjectCaixa (Instrumento) - Históricopt_BR
dc.titleSolos de caixa em estilo bem brasileiro: estudos e interpretações de material didático para percussão.pt_BR
dc.title.alternativeBox solos in very Brazilian style: studies and interpretations of didactic material for percussion.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mestrinel, Francisco de Assis Santana-
dc.description.resumoO presente trabalho traz reflexões e discussões acerca do processo de produção de material didático para percussão, especificamente para caixa. Busca-se discutir e refletir sobre lacunas no processo de estudo técnico de caixa e a prática no contexto da música popular brasileira, apontando a escassez na produção literária no que diz respeito à integração contextualizada da rítmica brasileira e propondo perspectivas decoloniais a partir de abordagens criativas e composicionais. A metodologia se apoia na revisão de literatura (textos e métodos) de autores como José Gramani (1996), Luis Ricardo Queiroz (2020), Rodrigo Paiva (2004), Ney Rosauro (1996), Emília Maria Chamone (2008), Marcello Teixeira (2015), entre outros/as, em análise de gravações de duas peças do material didático em questão por diferentes percussionistas, bem como em entrevistas com os mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBARSALINI, Leandro. A inserção da bateria na música popular brasileira: aspectos musicais e representações estéticas. Artcultura, v. 14, n. 24, 19 mar. 2013. ___________. Modos de execução da bateria no samba. 2014. 264 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. BOLÃO, Oscar. Batuque é um privilégio: a percussão do Rio de Janeiro para músicos, arranjadores e compositores. Rio de Janeiro: Lumiar, 2003. BRAGA, Tarcísio. A caixa clara na bateria: estudo de caso de performances dos bateristas Zé Eduardo Nazário e Marcio Bahia. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. CHAMONE, Emília Maria. O gesto musical nos métodos de percussão afro-brasileira. 2008. 80 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. CUNHA, Cássio. ARB - Acentos Rítmicos Brasileiros. Rio de Janeiro: Autor, 2019. GRAMANI, J. Eduardo. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, 1992. GRAMANI, J. Eduardo. Rítmica Viva: a consciência musical do ritmo. Campinas: UNICAMP, 2008. PAIVA, Rodrigo Gudin. Percussão: uma abordagem integradora nos processos de ensino e aprendizagem desses instrumentos. 2004. 151 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. PRATT, John S. 14 Modern Contest Solo para Snare Drum. New York: Belwin-Mills, 1959. QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Até quando Brasil? perspectivas decoloniais para (re)pensar o ensino superior em música. Proa: Revista de Antropologia e Arte. Campinas, v.10, n.1, p. 153-199, 2020; ROSAURO, Ney Gabriel. História dos instrumentos sinfônicos de percussão: da antiguidade aos tempos modernos. Santa Maria: UFSM, 1991. Disponível em: http://www.neyrosauro.com/wp-content/uproads/2016/04/Historia-da-Percussao.-PDF.pdf. Acesso em: 01 nov. 2021. ________________. Método completo para caixa-clara. Santa Maria: Pró- percussão, 1996. SANTANA, Chico. Batucada: experiência em movimento. 2018. 333 f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. TEIXEIRA, Marcello. A percussão e o ensino superior de música. Rio de Janeiro: UFRJ, 2015. WILCOXON, Charley. The All American Drummer 150 Rudimental Solos. Ohio: Ludwig Music, 1979.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
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