Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24259Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Carvalho, Saulo Soares de | - |
| dc.date.accessioned | 2022-08-15T14:16:24Z | - |
| dc.date.available | 2022-08-11 | - |
| dc.date.available | 2022-08-15T14:16:24Z | - |
| dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24259 | - |
| dc.description.abstract | The present work brings reflections and discussions about the process of producing didactic material for percussion, specifically for the snare drum. It seeks to discuss and reflect on gaps in the process of technical study of the snare drum and practice in the context of Brazilian popular music, pointing out the scarcity in the literary production regarding the contextualized integration of Brazilian rhythm and proposing decolonial perspectives from creative and compositional approaches. The methodology is based on a literature review (texts and methods) of authors such as José Gramani (1996), Luis Ricardo Queiroz (2020), Rodrigo Paiva (2004), Ney Rosauro (1996), Emília Maria Chamone (2008), Marcello Teixeira (2015), among others, on the analysis of recordings of two pieces of the didactic material in question by different percussionists, as well as on interviews with them. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2022-08-15T14:16:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SSC11082022.pdf: 1391585 bytes, checksum: 0da75383dea6cc496ad44508a1756397 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-08-15T14:16:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SSC11082022.pdf: 1391585 bytes, checksum: 0da75383dea6cc496ad44508a1756397 (MD5) Previous issue date: 2022-12-15 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação musical | pt_BR |
| dc.subject | Percussão | pt_BR |
| dc.subject | Música - Ensino - Brasil | pt_BR |
| dc.subject | Caixa (Instrumento) - Histórico | pt_BR |
| dc.title | Solos de caixa em estilo bem brasileiro: estudos e interpretações de material didático para percussão. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Box solos in very Brazilian style: studies and interpretations of didactic material for percussion. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Mestrinel, Francisco de Assis Santana | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho traz reflexões e discussões acerca do processo de produção de material didático para percussão, especificamente para caixa. Busca-se discutir e refletir sobre lacunas no processo de estudo técnico de caixa e a prática no contexto da música popular brasileira, apontando a escassez na produção literária no que diz respeito à integração contextualizada da rítmica brasileira e propondo perspectivas decoloniais a partir de abordagens criativas e composicionais. A metodologia se apoia na revisão de literatura (textos e métodos) de autores como José Gramani (1996), Luis Ricardo Queiroz (2020), Rodrigo Paiva (2004), Ney Rosauro (1996), Emília Maria Chamone (2008), Marcello Teixeira (2015), entre outros/as, em análise de gravações de duas peças do material didático em questão por diferentes percussionistas, bem como em entrevistas com os mesmos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação Musical | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | BARSALINI, Leandro. A inserção da bateria na música popular brasileira: aspectos musicais e representações estéticas. Artcultura, v. 14, n. 24, 19 mar. 2013. ___________. Modos de execução da bateria no samba. 2014. 264 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. BOLÃO, Oscar. Batuque é um privilégio: a percussão do Rio de Janeiro para músicos, arranjadores e compositores. Rio de Janeiro: Lumiar, 2003. BRAGA, Tarcísio. A caixa clara na bateria: estudo de caso de performances dos bateristas Zé Eduardo Nazário e Marcio Bahia. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. CHAMONE, Emília Maria. O gesto musical nos métodos de percussão afro-brasileira. 2008. 80 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. CUNHA, Cássio. ARB - Acentos Rítmicos Brasileiros. Rio de Janeiro: Autor, 2019. GRAMANI, J. Eduardo. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, 1992. GRAMANI, J. Eduardo. Rítmica Viva: a consciência musical do ritmo. Campinas: UNICAMP, 2008. PAIVA, Rodrigo Gudin. Percussão: uma abordagem integradora nos processos de ensino e aprendizagem desses instrumentos. 2004. 151 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. PRATT, John S. 14 Modern Contest Solo para Snare Drum. New York: Belwin-Mills, 1959. QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Até quando Brasil? perspectivas decoloniais para (re)pensar o ensino superior em música. Proa: Revista de Antropologia e Arte. Campinas, v.10, n.1, p. 153-199, 2020; ROSAURO, Ney Gabriel. História dos instrumentos sinfônicos de percussão: da antiguidade aos tempos modernos. Santa Maria: UFSM, 1991. Disponível em: http://www.neyrosauro.com/wp-content/uproads/2016/04/Historia-da-Percussao.-PDF.pdf. Acesso em: 01 nov. 2021. ________________. Método completo para caixa-clara. Santa Maria: Pró- percussão, 1996. SANTANA, Chico. Batucada: experiência em movimento. 2018. 333 f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. TEIXEIRA, Marcello. A percussão e o ensino superior de música. Rio de Janeiro: UFRJ, 2015. WILCOXON, Charley. The All American Drummer 150 Rudimental Solos. Ohio: Ludwig Music, 1979. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SSC11082022.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
