Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24270
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro Junior, Luiz Carlos Nunes-
dc.date.accessioned2022-08-17T13:25:32Z-
dc.date.available2022-08-17-
dc.date.available2022-08-17T13:25:32Z-
dc.date.issued2017-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24270-
dc.description.abstractThis research was carried out within the scope of the Pernambuco Conservatory of Music and aimed to analyze how saxophone teachers develop their pedagogical practice. It sought to identify as difficulties that these professionals face in the teaching process, the repertoire, the methods they use in class and how they motivate their students to remain in the study of the saxophone. Data collection instruments, class escorts, semi-structured escorts with teachers and documentary research were used. To support its theoretical foundation, bibliographic readings were made in the area of music education and in its sub-areas of specific themes, such as instrument teaching, about the saxophone and historical aspects of the objects faced. As a result of this research we can conclude that the saxophone teachers of this studied ‘institution, processes aspects that not only in the technical development of the saxophone, but also in its musical development, such as creativity, improvisation and greater harmonic understanding.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2022-08-17T13:25:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCNRJ17082022.pdf: 5247596 bytes, checksum: 39687f2c9ac24fe5690d0dc64d1ff94a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-17T13:25:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCNRJ17082022.pdf: 5247596 bytes, checksum: 39687f2c9ac24fe5690d0dc64d1ff94a (MD5) Previous issue date: 2017-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectSaxofone - Ensino - Brasilpt_BR
dc.subjectConservatório de Música - Pernambucopt_BR
dc.subjectEnsino do saxofone - Prática pedagógicapt_BR
dc.titleO ensino do saxofone: uma análise no Conservatório Pernambucano de Música.pt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of the saxophone: an analysis at the Pernambuco Conservatory of Music.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Luceni Caetano da-
dc.description.resumoA presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Conservatório Pernambucano de Música e teve por objetivo analisar como os professores de saxofone desenvolvem sua prática pedagógica. Buscou identificar as dificuldades que esses profissionais enfrentam no processo de ensino, o repertório, os métodos que utilizam nas aulas e como motivam seus alunos para permanecerem no estudo do saxofone. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, observações de aulas, entrevistas semiestruturadas com os professores e pesquisa documental. Para dar suporte à sua fundamentação teórica, foram feitas leituras bibliográficas na área da educação musical e em suas subáreas de temas específicos, como o ensino do instrumento, sobre o saxofone e aspectos históricos dos objetos envolvidos. Como resultado desta pesquisa podemos concluir que os professores de saxofone da instituição estudada trabalham aspectos que ajudam não só no desenvolvimento técnico do saxofone, mas também no seu desenvolvimento musical, como a criatividade, improvisação e maior compreensão harmônica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesALBUQUERQUE, Janete Florêncio de Queiroz. Manoel Augusto dos Santos: sua atuação no cenário pedagógico do piano em Recife. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11336. Acesso em: 12 set. 2017. ALVES, Anderson César; FREIRE, Ricardo Dourado. Expertise e motivação na performance musical. In: SIMPÓSIO DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS, 9., 2013, Brasília. Anais[...]. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2013. ALVES, Luciano. Escalas para improvisação: em todos os tons para diversos instrumentos. São Paulo: Irmãos Vitale, 1997. ARROYO, Margarete. Música popular em um conservatório de música. Revista da ABEM, Londrina, v. 9, n. 6, p. 59-67, 2001. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/441. Acesso em: 12 set. 2017. CAPISTRANO, Rodrigo. Sobre o saxofone. Curitiba: [s.n.], 2008. Apostila. Disponível em: http://www.rodrigocapistrano.mus.br/download/Apostila%20Completa.pdf. Acesso em: 12 set. 2016. CARVALHO, Pedro Paes de. O saxofone na Belle Époche brasileira: investigando relações entre história, identidades narrativas e conceitos de autenticidade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, 3., 2014, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: SIMPOM, 2014. p. 619-631. COSTA FILHO, Heleno Feitosa. O saxofone no ensino especializado de música de João Pessoa. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012. CUNHA, Eudes André Fernandes da. A presença do frevo na UFPE. In: I ENCONTRO DE PESQUISADORES DO FREVO: ESTIMULANDO DIÁLOGOS E ARTICULANDO SABERES, 1., 2014. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2014. ESPERIDIÃO, Neide. Educação profissional: reflexões sobre o currículo e a prática pedagógica dos conservatórios. Revista da ABEM, Londrina, v. 10, n. 7, p. 69-74, 2002. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/433. Acesso em: 12 set. 2017. FERREIRA, Fernando Manuel da Silva. Influência da música de câmara no ensino de saxofone. 2011. 91 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Aveiro, Portugal, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/6001. Acesso em: 12 set. 2017. HARDER, Rejane. Repensando o papel do professor de instrumento nas escolas de música brasileiras: novas competências requeridas. Música Hodie, Goiânia, v. 3 n. 1/2, p. 35-43, 2003. HARDER, Rejane. Algumas considerações a respeito do ensino de instrumento: trajetória e realidade. Opus, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 127-142, jun. 2008. ILARI, Beatriz. Quando o músico pensa em deixar a profissão: um estudo comparativo entre instrumentistas brasileiros e canadenses. Em Pauta, Porto Alegre, v. 13, n. 21, p. 71-88, dez. 2002. ORMROD, Jeanne Ellis. Human learning. Upper Saddle River: Pearson/Merrill/Prentice Hall, 2004. PEREIRA, Gisete Aguiar Coelho. Ernani Braga: vida e obra. Recife: Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco/Departamento de Cultura, 1986. PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da ABEM, Londrina, v. 22, n. 32, p. 90-103, jan./jun. 2014. SCOTT JUNIOR, Rowney Archibald. A música brasileira nos cursos de bacharelado em saxofone. 2007. 2 v. 411 f. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9126. Acesso em: 12 set. 2017. SILVA, Katyucha Góis da. Características e processos de ensino/aprendizagem do saxofone: reflexões e sugestões para a prática. 2010. 65 f. Monografia (Licenciatura em Música) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010. VIEIRA, Lia Braga. A construção do professor de música: o modelo conservatorial na formação e na atuação do professor de música de Belém do Pará. 2000. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252039. Acesso em: 12 set. 2017pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCNRJ17082022.pdf5,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons