Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24349
Tipo: TCC
Título: CONCORDÂNCIA VERBAL E FUNCIONALISMO: UMA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Autor(es): MOREIRA, PHELIPPE MESSIAS DE OLIVEIRA
Primeiro Orientador: Rodrigues, Tiago de Aguiar
Resumo: Apesar de existirem diversos estudos sobre alternativas para rever o ensino de gramática nas escolas, ainda toma conta das salas de aula o modelo tradicionalista de se analisar a língua. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo principal contrastar essas práticas engessadas com a perspectiva de ensino que busca nas teorias linguísticas a construção de um saber mais significativo da língua, com foco específico na abordagem do Funcionalismo clássico. O recorte feito busca aplicar as teses da vertente linguística na análise da concordância verbal e como esse conteúdo é ensinado em sala de aula. O estudo, por sua vez, foi concretizado em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola da rede privada do município de João Pessoa, na Paraíba. Para isso, o trabalho aqui realizado se divide em três frentes, investigando os materiais didáticos utilizados comumente no ensino de gramática; refletindo sobre as produções textuais dos alunos; e analisando os resultados da aplicação de um questionário com base nessa teoria. Dessa forma, a pesquisa se apoia nas teorias de Abreu (2012), Bagno (2007; 2011), Cunha (2011), Cunha e Tavares (2016), Mendonça (2004) e Rodrigues (2011) no que diz respeito à discussão das práticas de ensino de gramática e no contraste com o Funcionalismo, bem como na aplicação do conteúdo de concordância verbal em sala às vias dessa perspectiva. O cruzamento desse suporte teórico com a pesquisa, apontou, primeiramente, inúmeras lacunas que permeiam o processo do ensino de gramática segundo o viés tradicional que tornam este muito superficial e descolado da realidade prática do uso da língua, mas também, principalmente, conferiu um leque de possibilidades para se repensar e reconstruir a prática docente, fugindo de fórmulas restritivas e discriminatórias, mas que, acima de tudo, carecem de significação para os alunos.
Abstract: Although there are several studies on alternatives to review grammar teaching in schools, traditionalist model of analyzing language still take over the classrooms. Thus, the main purpose of this research is to contrast these restricted practices with the teaching perspective that seeks in linguistic theories the construction of a more meaningful language knowledge, with a specific focus on the Functionalist approach. The aim is to apply the theses of this linguistic approach to the analysis of verbal agreement and how this content is taught in classrooms. The study, in turn, was carried out in a third-grade high school class in a private school in the city of João Pessoa, Paraíba. To this end, the work done here is divided into three fronts: investigating the didactic materials commonly used in grammar teaching; reflecting on the students' textual productions; and analyzing the results of the application of a questionnaire based on this theory. Thus, the research is based on the proposals of the official documents for education in Brazil and on the theories of Abreu (2012), Bagno (2007; 2011), Cunha (2011), Cunha and Tavares (2016), Mendonça (2004) and Rodrigues (2011) in what concerns the discussion of grammar teaching practices and the contrast with Functionalism, as well as the application of the content of verbal agreement in the classroom through this perspective. The crossing of this theoretical support with the research pointed out, first of all, countless gaps that permeate the process of grammar teaching according to the traditional view that make it very superficial and detached from the practical reality of language use, but also, mainly, conferred a range of possibilities for rethinking and rebuilding the teaching practice, escaping from restrictive and discriminatory formulas, but that, above all, lack meaning for students.
Palavras-chave: Ensino
Gramática
Funcionalismo
Concordância verbal
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24349
Data do documento: 17-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PMOM 29.08.2022.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.