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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2434
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, João Paulo Marques e-
dc.date.accessioned2017-09-26T18:31:10Z-
dc.date.available2013-04-30-
dc.date.available2017-09-26T18:31:10Z-
dc.date.issued2013-04-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2434-
dc.description.abstractThe present study aims to examine how it was implemented and managed outsourced cleaning services on campus I of the Universidade Federal da Paraíba, from the perspective of managers of educational centers. The reasoning permeates three topics: public administration; the outsourcing; the last topic refers to outsourcing in the context of the Public Administration. For both the methodology used in the research as the approach is qualitative, descriptive, and interpretativist paradigm. Thus for data collection were conducted semi-structured interviews with six managers center, and data interpretation was made discourse analysis. The results demonstrate that the institution centralizes many decisions regarding the implementation of outsourced, leaving managers center on the sidelines of this process. In relation to the impact of management, it was noticed that in the question satisfactorily meets productivity, while the quality is lower than expected, and in the question of the costs of outsourced services respondents have no idea or control these costs. In the sense of the implications with the contractor, it was observed that the respondents maintain direct communication with the person in charge of the center, but not with the senior management of the contractor. Conflicts occur more among employees of the contractor and the institution and the respondents are not aware of illegal acts that might occur in management, and that because of this it was noted that in some centers is being practiced mediation of labor. Therefore, this study concludes that the outsourced cleaning services on campus I of the Universidade Federal da Paraíba are very deficient in both management and legal aspects, and should be reworded the means to manage such a process, so can improve efficiency and effectiveness and thus able to better serve the users of this service.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-09-26T18:31:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JPMA26092017.pdf: 712432 bytes, checksum: ddfc7d94fe6393d094b0036169abc514 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-26T18:31:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JPMA26092017.pdf: 712432 bytes, checksum: ddfc7d94fe6393d094b0036169abc514 (MD5) Previous issue date: 2013-04-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTERCEIRIZAÇÃOpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO PÚBLICApt_BR
dc.subjectTOMADA DE DECISÃOpt_BR
dc.subjectUNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)pt_BR
dc.titleO processo de implantação e gerenciamento de terceirização dos serviços de limpeza no Campus I da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Thales Batista de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4452873E4pt_BR
dc.contributor.referee1BISPO, Ana Carolina Kruta de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4974406D1pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar a forma que foi implementado e gerenciado os serviços terceirizados de limpeza no campus I da Universidade Federal da Paraíba, a partir da visão dos gestores dos centros de ensino. A fundamentação permeia três tópicos: a Administração Pública; a terceirização; por último, aborda-se a terceirização no contexto da Administração Pública. Para tanto, a metodologia utilizada na pesquisa é de abordagem qualitativa, descritiva e de paradigma interpretativista. Assim, na coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis gestores de centro, e para a interpretação dos dados foi realizada a análise do discurso. Os resultados obtidos demonstram que a instituição centraliza muitas decisões relativas à implementação do serviço terceirizado, deixando os gestores de centro à margem desse processo. Em relação ao impacto do gerenciamento, percebeu-se que no quesito produtividade atende satisfatoriamente, enquanto que a qualidade está abaixo do esperado, e no quesito dos custos dos serviços terceirizados os entrevistados não têm noção nem controle desses custos. No sentido das implicações com a empresa contratada, observou-se que os entrevistados mantêm uma comunicação direta com o encarregado do seu centro, mas não com a alta administração da empresa contratada. Os conflitos ocorrem mais entre funcionários da empresa contratada e a instituição e os entrevistados não têm noção dos atos ilegais que podem ocorrer no gerenciamento e que por causa disso notou-se que em alguns centros está sendo praticada intermediação de mão de obra. Portanto, este trabalho conclui que os serviços terceirizados de limpeza no campus I da Universidade Federal da Paraíba são muito deficientes, tanto nos seus aspectos gerencial como legal, devendo ser reformulado o meio de gerir tal processo para que possa melhorar a efetividade e, consequentemente, poder atender melhor os usuários desse serviço.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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