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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24376
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia, Sara Virginia Ornilo-
dc.date.accessioned2022-09-01T16:26:50Z-
dc.date.available2022-09-01-
dc.date.available2022-09-01T16:26:50Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24376-
dc.description.abstractThe extension axis in universities is a way of working for students that develops people through interventions in front of society. The Junior Enterprise Movement stands out in this context from its purpose of forming an entrepreneurial nation, giving students the possibility to develop activities before entering the job market. Given the large representation of micro and small companies in the Brazilian economy, junior companies have a significant potential for change, growth and income generation. Managed and formed by college students, junior companies work just like any organization, having all the strategic structure to achieve their goals. Therefore, this study aims to verify the applicability of Quality tools for the execution of strategic planning in a junior production engineering company. Adapted from the Problem Analysis and Solution Method (MASP) and the PDCA cycle, the research phases were: (i) research planning, problem identification, goal setting, diagnosis and establishment of an action plan, (ii) performance of activities, (iii) evaluation of actions performed, and (iv) learning survey, standardization and definition of improvement points. It was possible to verify the applicability of the methodology by obtaining results, since the execution of 69% of the planned activities, the company reached 75% of the initially established goals, also performing the structuring of the internal processes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2022-09-01T16:26:50Z No. of bitstreams: 1 TCC - Sara Correia.pdf: 2655232 bytes, checksum: 41631e0c723fc38f2fb23ef6fe21d5b4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-01T16:26:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Sara Correia.pdf: 2655232 bytes, checksum: 41631e0c723fc38f2fb23ef6fe21d5b4 (MD5) Previous issue date: 2019-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectempresa júniorpt_BR
dc.subjectciclo PDCApt_BR
dc.subjectplanejamento estratégicopt_BR
dc.titleAplicabilidade Do Ciclo PDCA Para A Execução De Um Planejamento Estratégico: O Caso Em Uma Empresa Júnior De Engenharia De Produçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Juliana Machion-
dc.description.resumoO eixo de extensão nas universidades é uma forma de atuação dos estudantes que desenvolve pessoas por meio de intervenções frente a sociedade. O Movimento Empresa Júnior se destaca nesse âmbito a partir do seu propósito de formar um Brasil empreendedor, dando aos estudantes a possibilidade de desenvolver atividades antes de ingressar no mercado de trabalho. Diante da grande representatividade das micro e pequenas empresas na economia brasileira, as empresas juniores apresentam um expressivo potencial de mudança, crescimento e geração de renda. Gerenciadas e formadas por estudantes universitários, as empresas juniores funcionam como qualquer organização, possuindo toda estruturação estratégica em busca do atingimento dos objetivos desejados. Nesse cenário, este estudo tem como objetivo a verificação da aplicabilidade de ferramentas da Qualidade para a execução de um planejamento estratégico em uma empresa júnior de engenharia de produção. Adaptadas do Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) e do ciclo PDCA, as fases da pesquisa foram as seguintes: (i) planejamento da pesquisa, englobando identificação do problema, estabelecimento de metas, definição de objetivos, diagnóstico e estabelecimento de um plano de ação, (ii) realização de atividades, (iii) avaliação das ações executadas, e (iv) levantamento de aprendizados, padronização e definição de pontos de melhoria. Foi possível verificar a aplicabilidade da metodologia, por meio da obtenção de resultados, pois com a execução de 69% das atividades planejadas, a empresa atingiu 75% das metas estabelecidas inicialmente, realizando também a estruturação dos processos internos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

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