Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24378| Tipo: | TCC |
| Título: | Proposta de estruturação dos indicadores de desempenho da gestão de extensão da UFPB |
| Autor(es): | Silva, Arthur Ricardo da |
| Primeiro Orientador: | Oliveira, Jailson Ribeiro de |
| Resumo: | A gestão da extensão universitária é um desafio pela abrangência/territorialidade de suas modalidades de atuação bem como a complexidade do escopo de temas com várias áreas de atuação (comunicação, cultura, direitos humano e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho), em que consiste na atuação de professores, técnicos administrativos e estudantes, tanto no âmbito do estado onde a instituição de localiza até mesmo programas, ações e cursos no âmbito da região nordeste. O presente trabalho busca sistematizar os indicadores/medidas de desempenho da extensão universitária uma vez que os dados desse sistema precisam atingir os objetivos estratégicos do PDI da instituição bem como das suas correlações com os objetivos ligados indiretamente com a indissociabilidade entre ensino – pesquisa – extensão. Os procedimentos metodológicos utilizados referem-se a um estudo de caso bem como a uma pesquisa documental, esta última junto a base de dados do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas SIGAA, módulo extensão, referentes ao ano 2017, na transição do Sistema SIGPROJ para o SIGAA. Foram realizadas também entrevistas com gestores responsáveis pela extensão. Os dados tratados foram analisados na forma qualitativa, com base no modelo do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) e quantitativa, com base em estatística descritiva simples. Como principais resultados, observa-se que o processo de extensão universitária da UFPB possui medidas e mecanismos de registro e controle fundamentalmente voltados para o registro de horas e número de participantes (público, clientes, entre outros) das ações extensionistas, numa perspectiva mais de planejamento do que de execução, bem como a ausência de indicadores de desempenho mais robustos, relacionando se às variáveis de desempenho ligadas aos públicos, territorialidade, as modalidades aos centros acadêmicos, aos professores e aos alunos e, além destes, destaca-se a importância de uma análise estratégica de quanto os indicadores de extensão nos ambientes de seu PDI. O trabalho tem caráter de diagnóstico e proposta em virtude da ausência da robustez das medidas de desempenho encontradas bem como da falta de uma estruturação do sistema de gestão universitária na instituição. |
| Abstract: | The management of university extension is a challenge due to the comprehensiveness / territoriality of its modalities, as well as the complexity of the scope of themes with several areas of activity (communication, culture, human rights and justice, education, environment, health, technology and production). and work), which consists of the performance of teachers, administrative technicians and students, both within the state where the institution even locates programs, actions and courses within the northeast region. The present work seeks to systematize the performance indicators / measures of the university extension since the data of this system need to reach the strategic objectives of the institution’s PDI as well as its correlations with the objectives indirectly linked with the indissociability between teaching - research - extension. The methodological procedures used refer to a case study as well as a documentary research, the latter with the SIGAA Integrated Academic Activities Management System database, extension module, for the year 2017, in the transition from the SIGPROJ System to follow it. Interviews were also conducted with managers responsible for the extension. The treated data were analyzed in a qualitative way, based on the model of the Forum of Pro-Rectors of Extension of the Brazilian Higher Education Public Institutions (FORPROEX) and quantitative, based on simple descriptive statistics. As main results it is observed that the university extension process of UFPB has measures and mechanisms of registration and control mainly aimed at recording time and number of participants (public, clients, among others) of extension actions, in a perspective more than planning rather than execution, as well as the absence of more robust performance indicators, relating to performance variables linked to publics, territoriality, modalities to academic centers, teachers and students, and, in addition, importance of a strategic analysis of how much extension indicators in your IDP environments. The work is diagnostic and proposed due to the lack of robustness of the performance measures found as well as the lack of a structure of the university management system in the institution. |
| Palavras-chave: | Extensão universitária Indicadores de Desempenho Monitoramento e Avaliação |
| CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Engenharia de Produção |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24378 |
| Data do documento: | 2-Dez-2019 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Química |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC Arthur Ricardo da Silva versão final.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
