Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24380Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Thales Ferreira de | - |
| dc.date.accessioned | 2022-09-01T17:17:43Z | - |
| dc.date.available | 2022-09-01 | - |
| dc.date.available | 2022-09-01T17:17:43Z | - |
| dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24380 | - |
| dc.description.abstract | Concern about well-being, comfort and health are reaching the various activities performed by man. Given this, thermal comfort has been gaining ground in several research lines, aiming to establish acceptable temperatures so that the work can be done more comfortably. Thus, this research aimed to analyze the thermal comfort conditions that are subjected to users of a classroom, a school of the municipal school system, located in the Cruz das Armas neighborhood in João Pessoa, Paraíba. To carry out this research, the guidelines of ISO 7730/2005: Ergonomics of the thermal environment, which uses the Predicted Mean Vote (PMV) and Predicted Percentage Dissatisfied (PPD) proposed by Fanger, were adopted. , in 1970. Environmental variables (air temperature, mean radiant temperature, relative air humidity, air velocity) and personal or subjective variables (coat index of clothing used and metabolic rate of activity performed) were obtained. As a result of the study, it appears that in the environment in which students and teachers develop their activities is considered thermally inadequate. Thus, the development of activities in the classroom is compromised, since the conditions of the study environment are not in accordance with the guidelines of ISO 7730. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2022-09-01T17:17:43Z No. of bitstreams: 1 TCC - Thales - vFINAL.pdf: 1777113 bytes, checksum: 9857c3dceea25e04529829c7b2756d1f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-01T17:17:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Thales - vFINAL.pdf: 1777113 bytes, checksum: 9857c3dceea25e04529829c7b2756d1f (MD5) Previous issue date: 2019-09-26 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Conforto térmico | pt_BR |
| dc.subject | Predicted Mean Vote - PMV | pt_BR |
| dc.subject | Predicted Percentage Dissatisfied - PPD | pt_BR |
| dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
| dc.title | Avaliação do conforto térmico em uma sala de aula no município de João Pessoa na Paraíba | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Ivanize Cláudia dos Santos e | - |
| dc.description.resumo | A preocupação com o bem-estar, conforto e saúde estão atingindo as diversas atividades realizadas pelo homem. Diante disso, o conforto térmico vem ganhando espaço em diversas linhas de pesquisas, visando estabelecer temperaturas aceitáveis para que o trabalho seja realizado de forma mais confortável. Sendo assim, essa pesquisa teve como objetivo analisar as condições de conforto térmico que estão submetidos os usuários de uma sala de aula, de uma escola da rede municipal de ensino, localizada no bairro de Cruz das Armas em João Pessoa na Paraíba. Para realizar essa pesquisa foi adotado as diretrizes da norma ISO 7730/2005: Ergonomics of the thermal environment, que utiliza os índices PMV (Predicted Mean Vote - Voto Médio Previsível) e PPD (Predicted Percentage Dissatisfied - Porcentagem Previsível de Insatisfeitos) propostos por Fanger, em 1970. Foram obtidas as variáveis ambientais (temperatura do ar, temperatura média radiante, umidade relativa do ar, velocidade do ar) e as variáveis pessoais ou subjetivas (o índice de revestimento das vestimentas utilizadas e a taxa metabólica da atividade realizada). Como resultado do estudo, verifica-se que no ambiente em que os alunos e os professores desenvolvem suas atividades é considerado inadequado termicamente. Sendo assim, o desenvolvimento das atividades na sala de aula está comprometido, haja vista, as condições do ambiente de estudo não estão de acordo com as diretrizes da norma ISO 7730. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Engenharia de Produção | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Química | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - Thales - vFINAL.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
