Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24384
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrandão, Laíse Alves-
dc.date.accessioned2022-09-02T13:08:14Z-
dc.date.available2022-09-02T13:08:14Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24384-
dc.description.abstractxxxpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2022-09-02T13:08:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LAB02092022.pdf: 313868 bytes, checksum: b2cd1b8e4c453b78356aea634bbc663d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-02T13:08:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LAB02092022.pdf: 313868 bytes, checksum: b2cd1b8e4c453b78356aea634bbc663d (MD5) Previous issue date: 2021-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBrasil Colôniapt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectHistória do Cotidianopt_BR
dc.titleA vigilância do cotidiano de um professor régio no Pernambuco Setecentistapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carla Mary S-
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é abordar a vigilância exercida sobre o cotidiano do professor José Fernandes Gama no Pernambuco Setecentista, com base na transcrição de documentos manuscritos do Arquivo Histórico Ultramarino e em algumas obras que abordam os professores régios e o contexto maior da instrução nos domínios Portugueses, utilizando as metodologias da Micro-História e da História do Cotidiano como lentes para o estudo do personagem. Analisando o professor Gama ficou claro que apesar dos entraves com o Diretor Geral dos Estudos da capitania, pela forma como este conduzia a Instrução (reduzindo o salário de alguns professores régios, tirando certos indivíduos de suas cadeiras e não nomeando outros), o docente estudado soube se utilizar da sua posição para conseguir outros cargos dentro da administração portuguesa. Houve a construção de uma rede de apoio que o ajudou nas denúncias dos desmandos do bispo e a tentar se proteger contra os mesmos (testemunhando em favor do professor quando solicitados). Infelizmente o professor acabou perdendo a sua cadeira e virando um preso político (tendo também os seus bens confiscados) por participar de uma rebelião contra a Junta Provisória de Governo instituída pelo Imperador em Pernambuco. Com este trabalho, espero contribuir para o aumento do entendimento sobre as figuras que foram essenciais para o funcionamento da Instrução no Brasil Colonial. Talvez, se o professor Gama não tivesse se envolvido em tantos embates com as figuras políticas de sua época, nós não tivéssemos tantos registros sobre a vida dele e suas redes de sociabilidades. Tal conhecimento também precisa ser difundido nas salas de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAB02092022.pdf306,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons