Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Thaynara Negreiros-
dc.date.accessioned2022-09-02T13:34:11Z-
dc.date.available2021-10-20-
dc.date.available2022-09-02T13:34:11Z-
dc.date.issued2019-06-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24385-
dc.description.abstractThis dissertation was elaborated as a research developed in the field of visual arts on hybridism in contemporary graffiti. Graffiti is an urban cultural manifestation, originating from the North American culture, and was introduced in Brazil in the XX century, receiving the specificities of each region. The aim of this research was to analyze the hybrid expressions in the brazilian graffiti from a case study, the works of Bozó Bacamarte a graffiti artist from Pernambuco, using the concept of "cultural hybridism" proposed by Néstor García Canclini, the "local/global relationship in contemporary art" proposed by Moacir dos Anjos and "contemporary graffiti tendencies" studyed by Armando Silva. in what concerns to the the methodological approach, we chose the use of qualitative research with case study, using oral history and interviews of life history, based on the analysis of the production and the testimonies of Bozó Bacamarte. In his works, the artist presents some representations of the northeastern people and their histories, expressions, beliefs and superstitions, through graphic representations inspired by the techniques of the popular northeastern woodcut, used in the illustration of the cords. The results of this research demonstrated that the artist Bozó Bacamarte purposely aggregates in his work the visual language of the woodcut used in the cordels of the brazilian northeast, seeking to construct a unique visual identity, defining the specificity of his expression as a graffiti artist, a universal language from his identity as a northeastern artist.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-08-12T10:22:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThaynaraNegreirosAraújo_Dissert.pdf: 4305093 bytes, checksum: 4f952ef1919987583ceacb08e69da894 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-09-02T13:34:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThaynaraNegreirosAraújo_Dissert.pdf: 4305093 bytes, checksum: 4f952ef1919987583ceacb08e69da894 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-02T13:34:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThaynaraNegreirosAraújo_Dissert.pdf: 4305093 bytes, checksum: 4f952ef1919987583ceacb08e69da894 (MD5) Previous issue date: 2019-06-28en
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArte urbanapt_BR
dc.subjectBozó Bacamartept_BR
dc.subjectGraffitipt_BR
dc.subjectHibridismo culturalpt_BR
dc.subjectXilogravura de cordelpt_BR
dc.subjectUrban artpt_BR
dc.subjectCultural hybridismpt_BR
dc.subjectWoodcut of cordelpt_BR
dc.titlePráticas de hibridização no graffiti contemporâneo: um estudo de caso sobre Bozó Bacamartept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Robson Xavier da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3706411790927848pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9195190070595220pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação consiste em uma pesquisa desenvolvida na área de Artes Visuais sobre o hibridismo no graffiti contemporâneo. O graffiti é uma manifestação cultural urbana, oriunda da cultura norte-americana, e foi introduzido no Brasil no século XX, adquirindo características específicas em cada região. O objetivo desta pesquisa foi analisar as expressões híbridas no graffiti brasileiro a partir de um estudo de caso, o trabalho do grafiteiro pernambucano Bozó Bacamarte, utilizando o conceito de “hibridismo cultural”, proposto por Néstor García Canclini, a “relação local/global na arte contemporânea”, proposta por Moacir dos Anjos, e “as tendências do graffiti contemporâneo”, abordadas por Armando Silva. No que concerne à abordagem metodológica, optamos pelo uso da pesquisa qualitativa com estudo de caso, utilizando história oral e entrevista de história de vida, a partir da análise da produção e dos depoimentos do grafiteiro pernambucano Bozó Bacamarte. Em seu trabalho, o artista pesquisado apresenta representações do povo nordestino e suas histórias, expressões, crenças e superstições, por meio de representações gráficas inspiradas nas técnicas da xilogravura popular nordestina utilizada na ilustração dos cordéis. Os resultados desta pesquisa demonstraram que o artista Bozó Bacamarte agrega propositalmente em seu trabalho a linguagem visual da xilogravura utilizada nos Cordéis do Nordeste brasileiro, buscando construir uma identidade visual única, definindo a especificidade da sua expressão como grafiteiro, uma linguagem universal a partir da sua identidade como artista nordestino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThaynaraNegreirosAraújo_Dissert.pdf4,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons