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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24390
Tipo: TCC
Título: Estudo da propagação de ondas de cheia ao longo dos rios do Pantanal Mato-Grossense
Autor(es): Nascimento, Samanda Costa do
Primeiro Orientador: Paz, Adriano Rolim da
Resumo: O Pantanal Mato-Grossense é uma das maiores planícies de inundação do mundo e faz parte da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. A dinâmica de deslocamento de cheias em rios com grandes planícies de inundação é complexa devido a uma grande interação entre o canal e a planície, permitindo trocas de vazões laterais além das trocas por meio dos processos verticais como evapotranspiração e infiltração. Conhecer os processos hidrológicos de bacias com este tipo de complexidade é um desafio para o gerenciamento dos recursos hídricos. Para prever comportamentos hidrológicos de bacias hidrográficas, tem sido utilizado modelos matemáticos que simulam os processos hidrológicos para diferentes portes de eventos de chuva. Essa modelagem auxilia estudos de prevenção de enchentes, sistema de alerta de cheia, além de fornecer subsídios para melhor gerenciar os recursos hídricos para a pesca, atividade de lazer, transporte etc. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo estimar tempos de viagem de ondas de cheia ao longo dos principais rios do Pantanal Mato-Grossense, utilizando um modelo hidrológico específico denominado SIRIPLAN, desenvolvido para rios e planícies de inundação com módulos uni e bidimensional, além do módulo de processos hidrológicos verticais. Foram definidas e simuladas três cheias de diferentes magnitudes (máxima, média e mínima) aportando isoladamente a cada rio afluente ao Pantanal, baseadas em dados observados de vazão, além de uma quarta cheia hipotética com formato de sino mas baseada na cheia máxima observada de cada rio. Os resultados mostraram uma grande influência da planície de inundação no amortecimento das vazões e nos tempos de viagem da cheia, tendo tais efeitos sido quantificados para cada tipo de cheia e ao longo de cada rio simulado. Foi constatado um comportamento predominante de aumento da magnitude da cheia implicar maior tempo de viagem da cheia, em função do efeito do amortecimento das vazões com o maior extravasamento da calha do rio. Notou-se que a interação canal-planície no Pantanal é bastante forte, pois as perdas e ganhos durante a passagem da cheia interferem no tempo de viagem. A intensidade da cheia foi mais importante para o tempo de deslocamento do que exatamente o formato do hidrograma, já que a cheia hipotética monótona teve comportamento muito semelhante ao da cheia real máxima, que apresenta vários picos secundários.
Abstract: The Pantanal Mato-Grossense is one of the largest floodplains in the world and is part of the Upper Paraguay River Basin. The dynamics of flood propagation in rivers with large floodplains is complex owing to the strong river-channel interaction, allowing lateral discharges exchanges besides the exchanges of water through vertical hydrological processes such as evapotranspiration and infiltration. Knowing the hydrological processes of basins with this type of complexity is a challenge for water resources management. For predicting river basin hydrological behavior, mathematical models that simulate the hydrological processes for rainfall events of distinct magnitude have been used. This type of modeling helps further studies concerning flood prevention, flood warning systems, and provides subsidies for better managing the water resources related with fishing, leisure activities, navigation etc. In this context, this work aims to estimate flood wave travel times for the major rivers of the Pantanal Mato-Grossense, using a specific hydrologic model named SIRIPLAN, developed for rivers with floodplains with one- and two-dimensional modules, besides the vertical water processes module. Three floods with distinct magnitudes (maximum, average and minimum) were defined and simulated for each river entering the Pantanal, based on observed discharge data, and also a fourth hypothetical flood following a bell-shape but according with the maximum observed flood of the river. Thus, different tributary flows were simulated, in which they were defined as scenarios. The results showed a great influence of the floodplain in flow dampening and in the flood travel times, and such effects were quantified for each flood type and along each simulated river reach. It was shown a prevailing behavior of enlarging the magnitude of the flood leads to increasing flood travel time, as a function of the dampening effect due to river main channel overflow. Accordingly, the main channel-floodplain interaction in Pantanal is very strong, with the loss and gains of water from channel to floodplains influences the travel time. The flood magnitude was more important to travel time that exactly the hydrograph shape, as the monotone hypothetical flood presented very similar behavior to the real maximum flood, which shows several secondary peaks of discharge.
Palavras-chave: amortecimento de cheia
planície de inundação
modelagem hidrológica
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Civil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24390
Data do documento: 1-Nov-2018
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

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