Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, CYNTIA SILVA TEIXEIRA-
dc.date.accessioned2022-09-05T18:36:36Z-
dc.date.available2022-09-05T18:36:36Z-
dc.date.issued2022-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24411-
dc.description.abstractCe travail traite de l'enseignement du Français sur Objectifs Spécifiques (FOS) à travers le thème de l'aliénation parentale. Issu du XXe siècle, l'enseignement du FOS s'est répandu dans le domaine de l'enseignement/apprentissage de la langue française, dans le contexte actuel d'intensification des échanges linguistiques. Dans ce travail, des documents juridiques sur le sujet choisi ont été didactisés et trois plans de cours ont été préparés pour servir de démonstration pour la proposition d'un cours de « extensão » d’une durée de 30 heures. Ces cours s'adresseraient à un public francophone de niveau A2 désireux d'approfondir ses connaissances de la langue et de l'aliénation parentale. Pour traiter du FOS, nous nous appuyons principalement sur Carras et al. (2007), Mangiante et Parpette (2004), Lehmann (1997) et Mourlhon-Dallies (2008). Il s'agit d'une recherche bibliographique, et le thème a été choisi en raison de l'expérience antérieure de l'auteur, diplômée en Droit, qui a suscité son intérêt à rapprocher l'enseignement de la langue française et le domaine juridique.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2022-09-05T18:36:36Z No. of bitstreams: 1 TCC Cyntia final corrigido (2).pdf: 624649 bytes, checksum: 2bf3d7a7f6a81b67a25842ce5ed18390 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-05T18:36:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Cyntia final corrigido (2).pdf: 624649 bytes, checksum: 2bf3d7a7f6a81b67a25842ce5ed18390 (MD5) Previous issue date: 2022-06-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFOS; Alienação parental; Planos de aula; Material didático.pt_BR
dc.titleFOS E DIREITO: A PRODUÇÃO DE PLANOS DE AULA E MATERIAL DIDÁTICO A PARTIR DO TEMA “ALIENAÇÃO PARENTAL”pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Terzakis, Philio Generino-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda o ensino do Francês com Objetivos Específicos (FOS) através da temática da alienação parental. Com origem no século XX, o ensino do FOS vem se difundindo na área do ensino/aprendizagem da língua francesa, no contexto atual de intensificação das trocas linguísticas. Neste trabalho, foram didatizados documentos de teor jurídico sobre o tema escolhido e elaborados três planos de aula que serviriam como demonstração para a proposta de um curso de extensão de 30 horas-aula. Essas aulas se destinariam a um público de nível A2 de língua francesa, interessado em aprimorar seu conhecimento sobre o idioma e sobre a alienação parental. Para tratarmos sobre o FOS nos apoiamos, principalmente, em Carras et al. (2007), Mangiante e Parpette (2004), Lehmann (1997) e Mourlhon-Dallies (2008). Esta foi uma pesquisa de caráter bibliográfico, tendo sido o tema escolhido em razão de uma experiência anterior da autora, formada em Direito, que despertou seu interesse em unir o ensino de língua francesa e a área jurídicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Francês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Cyntia final corrigido (2).pdf610,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.