Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMONTEIRO, FABIANA DE ALMEIDA-
dc.date.accessioned2022-09-05T18:48:55Z-
dc.date.available2022-09-05T18:48:55Z-
dc.date.issued2022-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24415-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze theoretical and practical studies assisted in the context of the degree in the Portuguese Language Course, at the Federal University of Paraíba, in view of the effectiveness of both in teaching practice and in the school environment. To support this research, we have relied on studies of Costa et al. (2014) and Nóvoa (1995) regarding teacher training; Pimenta (1997) and Freire (2001) concerning theory and practice, as well as to reflections considered by Sousa, Lucena, Segabinazi (2014), Pimenta and Lima (2005/2006); we also observed some official documents. Therefore, from a qualitative approach, of an interpretive nature, we carried out field research using a questionnaire, applied through Google Forms for data collection, containing twelve questions and obtaining answers from seven graduates who completed the Portuguese Language Course under the term of the PPP that came into force in 2007. The descriptive method was used for data analysis. The results showed that, in addition to supervised internships, subjects focused on language teaching were relevant and recurrent in terms of a better contribution to the graduates’ teaching practice. The data also point out that there is a theoretical-practical disproportion, with a lack of practice within the course, which results in a possible difficulty, on the part of the graduates, for the development of pedagogical actions when transposing content to the classroom in Elementary II and High School. The results also show that those who participate in research projects tend to make connections between practice and theory more effectively.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2022-09-05T18:48:55Z No. of bitstreams: 1 MONTEIRO, Fabiana de Almeida (2022) O diálogo da relação teoria e prática na formação do professor de Letras da UFPB.pdf: 852548 bytes, checksum: cc48012c382bde5b51167259d07f1f3b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-05T18:48:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONTEIRO, Fabiana de Almeida (2022) O diálogo da relação teoria e prática na formação do professor de Letras da UFPB.pdf: 852548 bytes, checksum: cc48012c382bde5b51167259d07f1f3b (MD5) Previous issue date: 2022-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação do professor; Teoria e Prática; Egressos de Letraspt_BR
dc.titleO DIÁLOGO DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LETRAS DA UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Josete Marinho de-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar os estudos teóricos e práticos assistidos no decorrer do curso de Licenciatura em Letras Português, da Universidade Federal da Paraíba, tendo em vista a efetividade de ambos na prática docente, no meio escolar. Para embasar nosso estudo, utilizamos como referenciais teóricos Costa et al. (2014) e Nóvoa (1995) quanto à formação do professor; Pimenta (1997) e Freire (2001) quanto à teoria e prática, além de reflexões de Sousa, Lucena, Segabinazi (2014), Pimenta e Lima (2005/2006); observamos também alguns documentos oficiais entre outros autores. A partir de uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativista, realizamos uma pesquisa de campo utilizando um questionário, aplicado por meio do Google Forms, entre os dias 28 de abril de 2022 e 10 de maio de 2022, para a coleta de dados, contendo doze perguntas e obtendo respostas de sete egressos que concluíram o curso de Letras sob a vigência do PPP que entrou em vigor no ano de 2007. Foi utilizado o método descritivo para a análise dos dados. Os resultados apontaram que há uma desproporção teóricoprática, existindo uma carência de prática dentro do curso, na qual resulta numa possível dificuldade, da parte dos egressos, para desenvolvimento de ações pedagógicas ao transpor conteúdos para a sala de aula escolar. Os dados mostraram, ainda, que àqueles que participam de projetos de pesquisa tendem a realizar de modo mais eficaz as conexões entre prática e teoria.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.