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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24463
Tipo: Tese
Título: Do armário ao altar: a constituição do sujeito homoafetivo nos jogos de verdade do discurso midiático
Autor(es): Silva, José Josemir Domingos da
Primeiro Orientador: Leite, Maria Regina Baracuhy
Resumo: Esta tese investiga a discursivização do sujeito homoafetivo na mídia. O que nos conduziu a este tema foi o fato de, na atualidade, as relações homoafetivas serem problematizadas no discurso midiático dentro de uma relação com o Direito Civil. Diante disso, entendemos que a emergência de novas práticas sócio-históricas tem transformado a produção discursiva sobre o sujeito homoafetivo. Consideramos, a partir desse fato, que é possível cotejar, historicamente, diferentes lugares enunciativos para o sujeito homoafetivo nos dizeres da mídia: o discurso militante\ideológico dá lugar ao do direito\cidadania. Tendo em vista essa nova posição enunciativa do sujeito, objetivamos analisar, a partir de enunciados da mídia, o discurso sobre o sujeito homoafetivo, considerando os jogos de verdade que envolvem casamento e afirmação sexual. Teoricamente, ancoramos esta pesquisa nos pressupostos da Análise do Discurso, sobretudo, nos que fazem dialogar as ideias de Michel Foucault (2002, 2007a, 2008a, 2008b) com o trabalho de Michel Pêcheux (1995, 2007, 2008, 2009), e com as contribuições de Jean-Jacques Courtine (2009, 2011) acerca da Semiologia Histórica. Como gesto metodológico para a consecução desse estudo, recortamos dois trajetos temáticos – ―sair do armário‖ e ―casamento gay‖ – no interior do arquivo das discursividades por onde o sujeito homoafetivo se constitui historicamente. Orientandonos por este recorte discursivo, definimos três séries enunciativas a partir das capas das revistas Superinteressante (2004), Veja (2003) e Time (2013). Os enunciados destas capas delineiam um sistema de correlação com os das outras publicações que compõem o corpus: Istoé, Época, The New Yorker, The Village Voice, Newsweek, Le Nouvel Observateur, Elle, Les Inrockuptibles, Valeurs Actuelles e Liberation. Na análise dessa materialidade linguístico-imagética, verificamos a produção de sentido construindo efeitos de verdade sobre o sujeito homoafetivo, assim, tornando-o objeto discursivo. Além disso, o discurso pelo casamento igualitário constitui-se numa resistência que produz uma nova discursividade sobre o sujeito homoafetivo através do Direito.
Abstract: This thesis investigates the discursivization of the homosexual subject in the media. What brought us to this theme was the fact that, nowadays, the relationships between persons of same sex are problematized in media discourse from a connection with the Civil Rights. Considering this, we believe that emergence of new socio-historical practices have transformed the discursive production of the homosexual subject. We consider, from this fact, it is possible to collate, historically, different enunciative places to homosexual subject in the wordings of the media: the ideological/militant gives rise to the right\citizenship discourse. Given this new enunciative position of the subject, we aim to analyze, from the media statements, the discourse about homosexual subject, considering the actual truth games involving marriage and sexual pronouncement. Theoretically, we anchor this research in fundamentals of Discourse Analysis, especially in the dialogue among the ideas of Michel Foucault (2002, 2007a, 2008a, 2008b) with the work of Michel Pêcheux (1995, 2007, 2008, 2009), and the contributions of Jean-Jacques Courtine (2009, 2011) about the Historical Semiology. As methodological act to achieve this study, we identified two thematic pathways - "coming out" and "gay marriage" - inside the archive of discourses through which the homosexual subject is constituted historically. Guiding us through this discursive cropping, we defined three enunciative series based on the covers of magazines Superinteressante (2004), Veja (2003) and Time (2013). The statements of these covers delineate a system of correlation with other publications that compose the corpus: Istoé, Época, The New Yorker, The Village Voice, Newsweek, Le Nouvel Observateur, Elle, Les Inrockuptibles, Valeurs Actuelles and Liberation. In the analysis of this linguisticimagistic materiality, we verified the production of meaning building effects of truth on the homosexual subject, thus, making it the discursive object. Moreover, the discourse by egalitarian marriage constitutes a resistance that produces a new discursivity on the homosexual subject through the Right.
Palavras-chave: Análise do discurso
Sujeito homoafetivo
Casamento
Jogos de verdade
Mídia
Discourse analysis
Homosexual subject
Marriage
Truth games
Media
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso embargado
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24463
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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