Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2449
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCardoso, Tereza Larissa de Castro-
dc.date.accessioned2017-09-27T18:27:44Z-
dc.date.available2012-11-08-
dc.date.available2017-09-27T18:27:44Z-
dc.date.issued2012-11-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2449-
dc.description.abstractSchool libraries are the primary places for constructing information and knowledge and are responsible for bringing their users closer to the world of knowledge and culture. We do not always find dynamic and adequate places for knowledge and that permits the first contact of a true library, sometimes there are classrooms which accumulate much more books than libraries. That said, the intension of the research is: analyze the use of library Aberlado da Hora of MaristaPio X high school in the users perspective. The subjects of the research are made up of 45 (forty five) users and is descriptive and exploratory. A questionnaire is used to gather data and for the analyses of the data, quantitative and qualitative approaches were used. The results demonstrated that a great number of library users come from a female gender between 11 and 15 years old and go to the library to do school assignments and for reading. The criticisms are limited to acclimatization, furnishing and updating of books, especially those should involve exams like the vestibular and ENEM. It has been concluded that the library needs investments in physical structure, buy books, internet access, organization and updating of its bookies, activities for the incentive of reading and cultural action projects.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-09-27T18:27:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TLCC27092017.pdf: 637251 bytes, checksum: be2328fb2abb54fdf08287a11ad53971 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-27T18:27:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TLCC27092017.pdf: 637251 bytes, checksum: be2328fb2abb54fdf08287a11ad53971 (MD5) Previous issue date: 2012-11-08en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectBibliotecas escolarespt_BR
dc.subjectEstudo de usuários da informaçãopt_BR
dc.subjectFormação acadêmica em Biblioteconomiapt_BR
dc.titleBiblioteca Abelardo da hora do colégio Marista Pio X: análise do uso informacional na perspectiva do seus usuáriospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Genoveva Batista do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737231A4pt_BR
dc.contributor.referee1Brito, Rosa Zuleide Lima de-
dc.contributor.referee2Costa, Suzana Queiroga da-
dc.description.resumoAs bibliotecas escolares são espaços primários de informação e conhecimento responsáveis pela aproximação dos seus usuários com o mundo do saber e da cultura. Nem sempre nos deparamos com espaços adequados a dinâmica do saber que permitam um primeiro contato com verdadeiras bibliotecas, muitas vezes, são mais salas que acumulam livros que propriamente bibliotecas nas escolas como um todo. Assim, a pesquisa objetiva: Analisar o uso da Biblioteca Abelardo da Hora do Colégio Marista Pio X na perspectiva dos seus usuários. Os sujeitos da pesquisa são compostos por 45 (quarenta e cinco) usuários. A pesquisa é descritiva e exploratória. Para a coleta dos dados, utilizamos um questionário e para análise destes dados, utilizamos as abordagens quantitativa e qualitativa. Os resultados demonstram que a maioria dos usuários da biblioteca é do sexo feminino, faixa etária entre 11 e 15 anos que frequentam a biblioteca para fazerem trabalhos escolares e leitura. As criticas ao espaço restringe-se a climatização, mobiliário e a atualização dos livros, principalmente para aqueles que devem ser voltados para exames como vestibular e ENEM. Conclui-se que a biblioteca necessita investir na estrutura física, compra de livros, acesso a internet, organização e atualização do acervo, atividades de incentivo a leitura e projetos de ação cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TLCC27092017.pdf622,32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons