Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2449Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Cardoso, Tereza Larissa de Castro | - |
| dc.date.accessioned | 2017-09-27T18:27:44Z | - |
| dc.date.available | 2012-11-08 | - |
| dc.date.available | 2017-09-27T18:27:44Z | - |
| dc.date.issued | 2012-11-08 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2449 | - |
| dc.description.abstract | School libraries are the primary places for constructing information and knowledge and are responsible for bringing their users closer to the world of knowledge and culture. We do not always find dynamic and adequate places for knowledge and that permits the first contact of a true library, sometimes there are classrooms which accumulate much more books than libraries. That said, the intension of the research is: analyze the use of library Aberlado da Hora of MaristaPio X high school in the users perspective. The subjects of the research are made up of 45 (forty five) users and is descriptive and exploratory. A questionnaire is used to gather data and for the analyses of the data, quantitative and qualitative approaches were used. The results demonstrated that a great number of library users come from a female gender between 11 and 15 years old and go to the library to do school assignments and for reading. The criticisms are limited to acclimatization, furnishing and updating of books, especially those should involve exams like the vestibular and ENEM. It has been concluded that the library needs investments in physical structure, buy books, internet access, organization and updating of its bookies, activities for the incentive of reading and cultural action projects. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-09-27T18:27:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TLCC27092017.pdf: 637251 bytes, checksum: be2328fb2abb54fdf08287a11ad53971 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-09-27T18:27:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TLCC27092017.pdf: 637251 bytes, checksum: be2328fb2abb54fdf08287a11ad53971 (MD5) Previous issue date: 2012-11-08 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Bibliotecas escolares | pt_BR |
| dc.subject | Estudo de usuários da informação | pt_BR |
| dc.subject | Formação acadêmica em Biblioteconomia | pt_BR |
| dc.title | Biblioteca Abelardo da hora do colégio Marista Pio X: análise do uso informacional na perspectiva do seus usuários | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Genoveva Batista do | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737231A4 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Brito, Rosa Zuleide Lima de | - |
| dc.contributor.referee2 | Costa, Suzana Queiroga da | - |
| dc.description.resumo | As bibliotecas escolares são espaços primários de informação e conhecimento responsáveis pela aproximação dos seus usuários com o mundo do saber e da cultura. Nem sempre nos deparamos com espaços adequados a dinâmica do saber que permitam um primeiro contato com verdadeiras bibliotecas, muitas vezes, são mais salas que acumulam livros que propriamente bibliotecas nas escolas como um todo. Assim, a pesquisa objetiva: Analisar o uso da Biblioteca Abelardo da Hora do Colégio Marista Pio X na perspectiva dos seus usuários. Os sujeitos da pesquisa são compostos por 45 (quarenta e cinco) usuários. A pesquisa é descritiva e exploratória. Para a coleta dos dados, utilizamos um questionário e para análise destes dados, utilizamos as abordagens quantitativa e qualitativa. Os resultados demonstram que a maioria dos usuários da biblioteca é do sexo feminino, faixa etária entre 11 e 15 anos que frequentam a biblioteca para fazerem trabalhos escolares e leitura. As criticas ao espaço restringe-se a climatização, mobiliário e a atualização dos livros, principalmente para aqueles que devem ser voltados para exames como vestibular e ENEM. Conclui-se que a biblioteca necessita investir na estrutura física, compra de livros, acesso a internet, organização e atualização do acervo, atividades de incentivo a leitura e projetos de ação cultural. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TLCC27092017.pdf | 622,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
