Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24521
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Maria de Fátima Gomes de-
dc.date.accessioned2022-09-19T11:50:58Z-
dc.date.available2022-09-19-
dc.date.available2022-09-19T11:50:58Z-
dc.date.issued2018-11-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24521-
dc.description.abstractThis dissertation aims to discuss the perspectives on Science Teaching of the 9th year through the perception of students from two public schools in Sapé-PB. Through questionnaires that asked about how much they liked Sciences and their teachers of the discipline, students had the opportunity to express how they see the methods used by their teachers. In this way, the students could affirm which disciplines feel greater affection; being the themes focused on health, human body and environment to the chosen ones as preferred of the students of both schools. The student also had the opportunity to express what they would like to change in their school, as well as in science classes. In addition, it was possible to identify what these students learn in schools in sc ience classes, and use them in their daily lives. The critical look developed in the classroom is essential so that students can transform their reality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-09-19T11:50:58Z No. of bitstreams: 1 MFGA19092022.pdf: 1544480 bytes, checksum: 24b3073537471e2211b563e547ba1c3e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-19T11:50:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MFGA19092022.pdf: 1544480 bytes, checksum: 24b3073537471e2211b563e547ba1c3e (MD5) Previous issue date: 2018-11-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem em ciênciaspt_BR
dc.titlePerspectivas sobre o ensino de ciências do 9º ano através da percepção de estudantes de duas escolas públicas de Sapé-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Pedro Roberto Pontes-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo discutir as perspectivas sobre o Ensino de Ciências do 9° ano através da percepção de estudantes de duas escolas públicas de Sapé- PB. Através de questionários que perguntavam sobre o quanto gostavam de Ciências e de seus professores da disciplina, estudantes tiveram a oportunidade de expressar como enxergam os métodos utilizados por seus docentes. Dessa forma, os alunos e alunas puderam afirmar quais as disciplinas sentem maior afeição; sendo as temáticas voltadas à saúde, corpo humano e meio ambiente às escolhidas como preferidas dos estudantes de ambas as escolas. O alunado também teve a oportunidade de exprimir o que gostariam que mudassem em sua escola, como também nas aulas de Ciências. Além disso, foi possível identificar o que esses estudantes aprendem nas escolas em aulas de Ciências, e utilizam em seu cotidiano. O olhar crítico desenvolvido em sala de aula é essencial para que os alunos e alunas possam transformar sua realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFGA19092022.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.