Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2462
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Sérgio Alves-
dc.date.accessioned2017-09-27T21:00:11Z-
dc.date.available2012-11-05-
dc.date.available2017-09-27T21:00:11Z-
dc.date.issued2012-10-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2462-
dc.description.abstractThis study aims to evaluate the sizing of the measurement indicators technical-administrative servant in education (TAE) for the Center for Applied Social Sciences (CCSA), from Federal University of Paraíba (UFPB), using as guidance the law no. 11.091/05, dealing Technical-Administrative position of Education (PCCTAE) Plan Career. To support the research, it was necessary to develop a theoretical framework on Public Administration, Organizational Planning and finally the people measurement. The research is characterized by field, exploratory and qualitative, so as to allow a greater knowledge and familiarity about the working conditions of participants. We interviewed 32 public servers distributed among 24 sectors, shifts in the morning, afternoon and evening. During the research it was possible to analyze working conditions and technology, work processes, people management, interpersonal relations and the activity carried out in the sectors that are willing Center. It was found a deficit in working conditions offered to TAEs servants, contributing to the participants dissatisfaction. During the survey were included indicators to the proposal of Job Allocation Matrix (MAC), among the major quantitative TA servers distributed at the center, the numbers of teachers separated by department, the number of undergraduate courses available, number of students at the undergraduate and graduate enrolled, the number of sectors per shift working in the center, among others. The results of this study can support the definition of a frame of reference for the design of servants and also the promotion of improvements in physical conditions, technological and labor.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-09-27T21:00:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) SAN27092017.pdf: 854510 bytes, checksum: 0272e7f8ed52dcd964bc1d1521dcd122 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-27T21:00:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) SAN27092017.pdf: 854510 bytes, checksum: 0272e7f8ed52dcd964bc1d1521dcd122 (MD5) Previous issue date: 2012-10-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO PÚBLICApt_BR
dc.subjectPLANEJAMENTO ORGANIZACIONALpt_BR
dc.subjectGESTÃO DE PESSOASpt_BR
dc.subjectUNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBApt_BR
dc.titleIndicadores de dimensionamento dos servidores Técnico- Administrativos em Educação (TAE): o caso do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Anielson Barbosa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796674H6pt_BR
dc.contributor.referee1BISPO, Ana Carolina Kruta de Araújo-
dc.contributor.referee2LIMA, Thales Batista de-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo avaliar os indicadores do dimensionamento dos servidores técnico-administrativos em educação (TAE) para o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), utilizando como orientação a lei nº. 11.091/05 que trata do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). Para subsidiar a realização da pesquisa, foi necessário elaborar um referencial teórico sobre Administração Pública, Planejamento Organizacional e por ultimo o dimensionamento de pessoas. A pesquisa caracterizou-se por ser de campo, exploratória e qualitativa, de modo a permitir um maior conhecimento e familiarização acerca das condições de trabalho dos participantes. Foram entrevistados 32 servidores públicos distribuídos entre 24 setores, nos turnos da manhã, tarde e noite. Durante a pesquisa foi possível analisar as condições de trabalho e tecnológicas, os processos de trabalho, a gestão de pessoas, as relações interpessoais e as atividade realizadas nos setores que estão dispostos no Centro. Foi constatado um déficit nas condições de trabalho oferecidas aos servidores TAEs, contribuindo para a insatisfação dos participantes. Durante a pesquisa foram contemplados os indicadores para a formação da Matriz de Alocação de Cargos (MAC), dentre os principais estão o quantitativo de servidores TA lotados no centro, o número de docentes separados por departamento, o número de cursos de graduação disponíveis, a quantidade de alunos na graduação e na pós-graduação regularmente matriculados, a quantidade de setores funcionando por turno no centro, entre outros. Os resultados deste estudo podem subsidiar a delimitação de uma estrutura de referência para o dimensionamento de servidores e também a promoção de melhorias nas condições, físicas, tecnológicas e de trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAN27092017.pdf834,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons