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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24682
Tipo: TCC
Título: Identificação de defeitos em um motor de combustão interna ciclo otto a partir da análise de vibrações
Autor(es): Firmino, João Vitor Lira de Carvalho
Primeiro Orientador: Rodrigues, Marcelo Cavalcanti
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso propõe através de técnica de processamento de sinais analisar as vibrações de um motor de combustão interna ciclo Otto de um automóvel Ford Fiesta 1.6 ano 2003. Para essa análise utiliza-se uma placa Arduino UNO e um módulo sensor acelerômetro MPU6050. Os dados foram analisados com o auxilio do Matlab para obtenção das componentes x, y e z de aceleração em função do tempo e dos seus respectivos espectros em frequência. No motor foram coletados dados de vibrações em seu funcionamento normal e, em seguida, foram submetidos situações de suposto dano nas velas e na correia do alternador. Foram obtidos, nas análises de frequência, os picos referentes a rotação do motor, suas harmônicas e identificado o pico de frequência de explosão e suas respectivas harmônicas. O objetivo do trabalho é correlacionar a partir dos danos induzidos um padrão das curvas em frequência para futuro monitoramento desses danos.
Abstract: This undergraduate thesis proposes to analyze, through signal processing technique, the vibrations of an internal combustion engine of a Ford Fiesta 1.6, 2003. It was used, for this analysis, the Arduino UNO board and the accelerometer sensor module MPU6050. The data were analyzed with the aid of Matlab to obtain the x, y and z acceleration components as a function of time and their respective frequency spectra. In the engine, the vibration was collected in its normal operation and, then, some situations of supposed damage were observed in the spark plugs and in the alternator belt. In this frequency analysis, the rotation and explosion peaks of the engine, and the harmonic frequencies were identified. Therefore, the purpose of this undergraduate thesis is to associate, from the induced damages, a pattern of the curves in frequency for future monitoring of these damages.
Palavras-chave: Análise de vibrações
motor de combustão interna
FFT
dano
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Mecânica
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24682
Data do documento: 8-Nov-2018
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica

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