Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24683
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrança, Caio Rommel Falcão-
dc.date.accessioned2022-09-22T18:39:16Z-
dc.date.available2022-09-22-
dc.date.available2022-09-22T18:39:16Z-
dc.date.issued2018-11-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24683-
dc.description.abstractSince the rate of breaks in this component is relatively high in SAE competitions around the world, the design of a HUB has considerable importance in the context of a Formula SAE vehicle suspension. Therefore, the motivation for this monography is to bring and expose the path followed by the author when designing a new HUB for the Formula UFPB project, trying to facilitate the understanding of this kind of project in a way more applied to the conjuncture which this HUB was created. For that, a brief study of the SAE institution was made, as well as the rules created by it for the Formula SAE competition. Also works from authors as Milliken and Shigley were studied and exposed in a way to justify the HUB that was designed, and finally the Project was developed through this knowledge and by the use of the SolidWorks software. The results were positive and could be applied, concluding that the learning was efficient.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2022-09-22T18:39:16Z No. of bitstreams: 1 TCC - Caio Rommel F. França2.pdf: 6379797 bytes, checksum: d7d5169b7120c2f03a40a155427f068f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-22T18:39:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Caio Rommel F. França2.pdf: 6379797 bytes, checksum: d7d5169b7120c2f03a40a155427f068f (MD5) Previous issue date: 2018-11-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormula SAEpt_BR
dc.subjectHUBpt_BR
dc.subjectFormula UFPBpt_BR
dc.subjectSuspensãopt_BR
dc.subjectPonta de Eixopt_BR
dc.titleProjeto da Ponta de Eixo do Protótipo FUFPB04 da Equipe Fórmula UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mishina, Koje Daniel Vasconcelos-
dc.description.resumoO projeto de uma ponta de eixo é de considerável importância no contexto de uma suspensão de um veículo de Formula SAE, visto que a taxa de quebras nesse componente é relativamente alta em competições da SAE pelo mundo. Portanto, a motivação para esse trabalho é trazer e expor o caminho seguido pelo autor ao projetar uma nova ponta de eixo para o projeto Formula UFPB, tentando assim facilitar o entendimento desse tipo de projeto de forma mais direcionada a conjuntura a qual esse HUB foi aplicado. Para isso, fez-se uso de um breve estudo da instituição SAE, assim como se abordou as regras criadas por essa para as competições de Formula SAE, buscou-se fundamentação teórica em autores como o Milliken e Shigley, e, por fim, desenvolveu-se o projeto através desses conhecimentos e do software SolidWorks. Os resultados encontrados foram positivos e puderam ser aplicados, concluindo que os aprendizados puderam ser usados com eficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Caio Rommel F. França2.pdf6,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.