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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDanda Neto, Eufrázio Florentino-
dc.date.accessioned2022-09-22T19:05:26Z-
dc.date.available2019-09-22-
dc.date.available2022-09-22T19:05:26Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24686-
dc.description.abstractThis work aims to accomplish the design and manufacturing of a rotary actuator applied to the automation of the gearshift system of a Formula SAE type racing vehicles. It consists of an electric motor with a planetary gear mechanism, a designed and machined aluminum case, a support made of welded metal plates and a four-bar linkage for transmitting rotary motion between the actuator shaft and the shift lever shaft of the vehicle engine. The system proved to be robust, inexpensive, easy to manufacture, reliable and achieved a 125 millisecond shifting time, reaching superior performance to similar systems from other teams.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2022-09-22T19:05:26Z No. of bitstreams: 1 TCC - Atuador Rotativo - Eufrázio Neto.pdf: 2355921 bytes, checksum: f2f2e10dfc996b45df0b8cc2935accb2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-22T19:05:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Atuador Rotativo - Eufrázio Neto.pdf: 2355921 bytes, checksum: f2f2e10dfc996b45df0b8cc2935accb2 (MD5) Previous issue date: 2018-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAutomatização de câmbiopt_BR
dc.subjectmecanismo de quatro barraspt_BR
dc.subjectatuador rotativopt_BR
dc.subjectFormula SAEpt_BR
dc.titleProjeto e fabricação de um atuador rotativo aplicado a automatização de câmbio de um veículo de competição do tipo formula saept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mishina, Koje Daniel Vasconcelos-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo o projeto e construção de um atuador rotativo aplicado à automatização do sistema de câmbio de um veículo de competição do tipo Formula SAE. O mesmo é constituído de um conjunto de um motor elétrico e uma redução planetária de uma parafusadeira sem fio, uma carcaça projetada e usinada em alumínio, um suporte de chapas metálicas soldadas e um mecanismo de quatro barras para transmissão de movimento rotativo entre o eixo do atuador e o eixo da alavanca de câmbio do motor do veículo. O sistema se mostrou robusto, de baixo custo, de fácil fabricação, confiável e alcançou um tempo de acionamento de câmbio de 125 milissegundos, apresentando desempenho superior ao de sistemas semelhantes de outras equipes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica

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