Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24726Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Marinho, Marcela de Souza | - |
| dc.date.accessioned | 2022-09-27T17:25:50Z | - |
| dc.date.available | 2022-06-30 | - |
| dc.date.available | 2022-09-27T17:25:50Z | - |
| dc.date.issued | 2022-06-23 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24726 | - |
| dc.description.abstract | This work seeks to reflect on the use of play as one of the pedagogical practices that collaborates concisely for the educational development of preschool children. For this, we opted for the methodological use of the bibliographic research of descriptive approach. For the theoretical basis, studies by some authors were used, such as Kishimoto (2006; 2017), Mauricio (2008), Piaget (1975; 1976; 1990), Vygotsky (1984), among others, who are considered relevant because they offer significant bibliographic support on the subject, in addition to virtual research in search of studies on the subject. In this sense, this article addresses the differentiations between games, toys, games and music, as well as playful activities as articulators of the cognitive development of the student, having the function of explaining the importance of these activities for the development of the child's life. For this, the bibliographic survey was carried out through readings in journals, books, magazines and articles. The general objective of this work is to analyze the importance of play as a motivational process for the development of teaching-learning of children in Early Childhood Education. The specific objectives are: to conceptualize the importance of pedagogical practices in playful activities for the educational process of children; to organize strategies for facilitating the teaching-learning itis; and enable students to learn meaningfully and pleasurable. From this perspective, it is analyzed that the procedures of applicability of play make up a method that collaborates with the procedures of learning development of children, because it promotes interest and pleasure when adopted and executed. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2022-09-27T17:25:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSM30062022.pdf: 264372 bytes, checksum: 359e9acc02df4015cc38a7952b96fb27 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-27T17:25:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSM30062022.pdf: 264372 bytes, checksum: 359e9acc02df4015cc38a7952b96fb27 (MD5) Previous issue date: 2022-06-23 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Jogos | pt_BR |
| dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
| dc.subject | Brinquedos | pt_BR |
| dc.subject | Lúdico | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| dc.title | O lúdico no desenvolver da criança | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Henrique Miguel de Lima | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho busca refletir sobre o uso do lúdico como uma das práticas pedagógicas que colabora de maneira concisa para o desenvolvimento educacional de crianças da pré-escola. Para tal, optou-se pelo uso metodológico da pesquisa bibliográfica de abordagem descritiva. Para o embasamento teórico foram utilizados estudos de alguns autores como Kishimoto (2006; 2017), Maurício (2008), Piaget (1975; 1976; 1990), Vygotsky (1984), dentre outros, que são considerados relevantes por oferecerem significativo suporte bibliográfico acerca da temática abordada, além de pesquisas virtuais em busca de estudos sobre o tema. Nesse sentido, este artigo aborda as diferenciações entre jogos, brinquedos, brincadeiras e músicas, assim como as atividades lúdicas como articuladoras do desenvolvimento cognitivo do educando, tendo a função de explicitar a importância dessas atividades para o desenvolvimento da vida da criança. Para tanto, foi realizado o levantamento bibliográfico por meio de leituras em periódicos, livros, revistas e artigos. O objetivo geral deste trabalho é analisar a importância do lúdico como processo de motivação para o desenvolvimento de ensino-aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Como objetivos específicos têm-se: conceituar a importância das práticas pedagógicas nas atividades lúdicas para o processo educacional das crianças; organizar estratégias para a facilitação do quesito ensino-aprendizagem; e possibilitar aos educandos uma aprendizagem significativa e prazerosa. Nessa perspectiva, analisa-se que os procedimentos de aplicabilidade do lúdico compõem um método que colabora com os procedimentos de desenvolvimento de aprendizagem das crianças, porque promove o interesse e o prazer ao ser adotado e executado. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MSM30062022.pdf | 258,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
