Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2472
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | REGO, Fabiana Cavalcante Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-28T17:15:44Z | - |
dc.date.available | 2013-10-03 | - |
dc.date.available | 2017-09-28T17:15:44Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2472 | - |
dc.description.abstract | Cultural action should be used to provide significant changes and impact on society, but who prepares the environment and provides conditions for the process of cultural action is the librarian as a cultural agent. This professional helps and works in a multidisciplinary way with professionals from other areas, accepting new challenges in the cultural context, facilitating the dissemination of information and providing educational function Accordingly, this study analyzes the importance of the librarian as a cultural agent in School Program Ze Pawn and had as methodological process aspects bibliographic, descriptive and quantitative. Analyzing the results obtained at construction sites it is concluded that the project activity is adding value through cultural workshops developed by these beds have focused on the rescue and understanding of the culture and traditions enabling students reflections on their experiences. It is suggested however, the librarian as a cultural agent becomes indispensable for maintenance of these activities, using diverse elements corroborating access to information and knowledge. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-09-28T17:15:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FCCR28092017.pdf: 1299742 bytes, checksum: 7b7ef4b79ef70d4967805e2197e621c1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-09-28T17:15:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FCCR28092017.pdf: 1299742 bytes, checksum: 7b7ef4b79ef70d4967805e2197e621c1 (MD5) Previous issue date: 2013-04-19 | en |
dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | AÇÃO CULTURAL | pt_BR |
dc.subject | BIBLIOTECÁRIO COMO AGENTE CULTURAL | pt_BR |
dc.subject | PROJETO ESCOLA ZÉ PEÃO | pt_BR |
dc.subject | FORMAÇÃO ACADÊMICA EM BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.title | Atuação do bibliotecário como agente cultural: relatos da prática no Projeto Escola Zé Peão (PEZP) | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Alba Lígia de Almeida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256363U8 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | NASCIMENTO, Geysa Flávia Câmara de Lima | - |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Genoveva Batista do | - |
dc.description.resumo | A ação cultural deve ser usada para proporcionar mudanças significativas e de impacto na sociedade, mas quem prepara o ambiente e oferece condições para o processo de ação cultural é o profissional bibliotecário como agente cultural. Este profissional contribui e atua de forma multidisciplinar junto aos profissionais de outras áreas, aceitando novos desafios no contexto cultural, facilitando a disseminação da informação e proporcionando a função educativa. Nesse sentido, este estudo analisa a importância do bibliotecário enquanto agente cultural no Programa Escola Zé Peão, tendo como processo metodológico os aspectos bibliográficos, descritivos e quantitativos. Analisando os resultados obtidos nos canteiros de obras, conclui-se que o projeto ação cultural vem agregando valor através das oficinas desenvolvidas nesses canteiros por ter como foco o resgate e a compreensão da cultura e suas tradições possibilitando aos alunos reflexões sobre suas vivências. Sugere-se, entretanto, o bibliotecário enquanto agente cultural se torne elemento indispensável para manutenção dessas atividades, utilizando-se de elementos diversos que corroborem com o acesso a informação e ao conhecimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FCCR28092017.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons