Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24730
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Mateus José Cézar-
dc.date.accessioned2022-09-27T17:56:27Z-
dc.date.available2022-09-27-
dc.date.available2022-09-27T17:56:27Z-
dc.date.issued2019-09-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24730-
dc.description.abstractThe use of electro-electronic equipment has been growing in society as a whole, including educational institutions, because of its benefits, as they help in the generation and transfer of content more quickly, as well as allowing greater and better access to information. In addition, this growing demand results in a greater number of equipment disposed of as waste, which due to its composition, can cause damage to the environment if improperly managed, as well as economic losses. With that, this research aims to analyze the stages of Electrical and Electronic Waste management, specifically printers, at the University Federal of Paraíba Technology Center, checking the positive and negative points and whether they are in compliance with current legislation. The data collected were the acquisition of printers, through a report made available by the division of patrimony, quantification of waste of these goods through cataloging carried out in the environments, and interviews with those responsible for moving the printers. From the data analysis it was possible to verify how waste management occurs in the TC, identifying that there are points in this management that are susceptible to failures, therefore, can cause environmental and economic damage, the example of as control and enforcement procedures, since printers found themselves unregistered and in inappropriate places. It was also acknowledged the absence of a Sustainable Logistics Management Plan (SLMP), which aims to increase equipment life and prevent incorrect disposal. In addition, the research proposed solutions for the management of these equipment, with the objective of generating economic and environmental benefits. It can be concluded that there needs to be a change in management, so that it is more efficient as the legislation requires, and the development of research is necessary for such a change to take place efficiently.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2022-09-27T17:56:27Z No. of bitstreams: 1 TCC - Mateus Martins.pdf: 1827464 bytes, checksum: 5ae582ed57e33a4f8d481209a0850020 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-27T17:56:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Mateus Martins.pdf: 1827464 bytes, checksum: 5ae582ed57e33a4f8d481209a0850020 (MD5) Previous issue date: 2019-09-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFluxogramapt_BR
dc.subjectResíduo Eletroeletrônicopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleGerenciamento dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos no Centro de Tecnologia, Campus I, da UFPB: estudo de caso das impressoraspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Elisângela Maria Rodrigues-
dc.description.resumoO uso de equipamentos eletroeletrônicos vem crescendo na sociedade, como um todo incluindo as instituições de ensino, devido aos seus benefícios, pois os mesmos auxiliam na geração e repasse de conteúdo de forma mais ágil, além de possibilitar um maior e melhor acesso a informação. Além do mais, essa demanda crescente resulta em um maior número de equipamentos descartados na forma de resíduos, que devido a sua composição, podem causar danos ao meio ambiente se forem gerenciados de forma incorreta, além de perdas econômicas. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar as etapas de gerenciamento dos resíduos eletroeletrônicos, especificamente de impressoras, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, verificando os pontos positivos e negativos e se está em conformidade com a legislação vigente. Os dados coletados foram os de aquisição das impressoras, através de relatório disponibilizado pela Divisão de Patrimônio, quantificação de resíduos destes bens, por meio da catalogação realizada nos ambientes, e entrevistas com os responsáveis pela movimentação das impressoras. A partir da análise dos dados foi possível verificar como ocorre o gerenciamento dos resíduos no CT, identificando que há pontos nessa gestão que são suscetíveis a falhas, portanto, podem causar danos ambientais e econômicos, a exemplo dos procedimentos de controle e fiscalização, visto que impressoras se encontravam sem registros e em locais inadequados. Também foi reconhecido a ausência de um Plano de Gestão de Logística Sustentável (PGLS), o qual tem como objetivo aumentar o tempo de vida útil do equipamento e evitar o descarte incorreto. Ademais, a pesquisa propôs soluções para o gerenciamento destes bens, com o objetivo de gerar benefícios econômicos e ambientais. Podendo concluir que é preciso que haja mudança na gestão, para que a mesma seja mais eficiente como a legislação exige, e que o desenvolvimento de pesquisas é necessário para que tal mudança ocorra de forma eficiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mateus Martins.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.