Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24775
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, William Bezerra da-
dc.date.accessioned2022-09-28T19:59:36Z-
dc.date.available2022-07-18-
dc.date.available2022-09-28T19:59:36Z-
dc.date.issued2022-04-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24775-
dc.description.abstractThe present study seeks to understand how children and adolescents construct images and discourses of themselves and their environment in short documentaries. In order to do so, it investigates documentary productions carried out by this audience within the actions of the Semente – Escola de Educação Audiovisual, held in the state of Paraíba, in order to understand the potential of cinema as a tool for identity construction and belonging even for such young subjects. Taking as an object of analysis: A roda das gerações de coco ( 2018) and Um pouco do porto (2019) in the documentary, we go into the respective authors such as Stuart Hall (2006; 2016), with regard to cultural and representational issues, Bill Nichols (2005), to the to address the perception and sensitivity of documentary in contemporary times, Cezar Migliorin (2015) – on cinema as a learning device and Paulo Freire (2004), when instantiating the pedagogy of autonomy as a way of forming the subject. From the idea of voices and characteristics of the images created by them, such as children and adolescents, as well as the social framing made by children and adolescents, it was possible to confirm a hypothesis that even it was produced by subjects as young as productions presentations as the identity, sociopolitical and representational actions and positioning of the self and the other.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-09-20T16:40:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WilliamBezerraDaSilva_Dissert.pdf: 2879842 bytes, checksum: 054e5b63a2aae0f5a34137b07a43ed7d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-09-28T19:59:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WilliamBezerraDaSilva_Dissert.pdf: 2879842 bytes, checksum: 054e5b63a2aae0f5a34137b07a43ed7d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-28T19:59:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WilliamBezerraDaSilva_Dissert.pdf: 2879842 bytes, checksum: 054e5b63a2aae0f5a34137b07a43ed7d (MD5) Previous issue date: 2022-04-28en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectcinemapt_BR
dc.subjectcrianças e jovenspt_BR
dc.subjectcurta-documentáriopt_BR
dc.subjectrepresentação de sipt_BR
dc.subjectpertencimentopt_BR
dc.subjectchildren and youngspt_BR
dc.subjectShort-documentarypt_BR
dc.subjectRepresentation yourselfpt_BR
dc.subjectBelongingpt_BR
dc.titleAs imagens e vozes em documentários produzidos por crianças e adolescentes: um estudo de caso do projeto Semente Escola de Educação Audiovisualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mayer, Flávia Affonso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9960637815307770pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8348561189032655pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo busca compreender de que maneira crianças e adolescentes constroem imagens e discursos de si e do seu ambiente em curtas-documentários. Para tanto, investiga produções documentais realizadas por este público dentro das ações do projeto Semente – Escola de Educação Audiovisual, realizado no estado da Paraíba, de forma a compreender o potencial do cinema enquanto ferramenta de construção identitária e pertencimento mesmo para sujeitos tão jovens. Tomando como objeto de análise dois curtas: A roda da gerações de coco (2018) e Um pouco do porto (2019) produzidos no âmbito do Semente – Escola de Educação Audiovisual em comunidades periféricas, desse modo, baseados na ideia de imagens e de voz no documentário adentramos nos respectivos autores como Stuart Hall (2006; 2016), no que diz respeito a questões culturais e de representações, Bill Nichols (2005), ao abordar a percepção e a sensibilidade do documentário na contemporaneidade, Cezar Migliorin (2015) – sobre o cinema como dispositivo de aprendizagem e Paulo Freire (2004), ao instanciar a pedagogia da autonomia como caminho de formação do sujeito. A partir da ideia de vozes e das características das imagens geradas por crianças e adolescentes, bem como do enquadramento social feito por eles como forma de delimitar uma narrativa social, foi possível confirmar a hipótese de que mesmo realizadas por sujeitos em tão pouca idade, tais produções apresentam convergências quanto a ações e posicionamentos identitários, sociopolíticos e representacionais de si e do outro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WilliamBezerraDaSilva_Dissert.pdf2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons