Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2479
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Caroline Almeida de-
dc.date.accessioned2017-09-28T18:28:24Z-
dc.date.available2015-04-04-
dc.date.available2017-09-28T18:28:24Z-
dc.date.issued2015-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2479-
dc.description.abstractTRABALHO NÃO POSSUI ABSTRACTpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-09-28T18:28:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CAO28092017.pdf: 960858 bytes, checksum: 43697f1e3680b7322b4f4504a5f1cef2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-28T18:28:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CAO28092017.pdf: 960858 bytes, checksum: 43697f1e3680b7322b4f4504a5f1cef2 (MD5) Previous issue date: 2015-02-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGESTÃO DE PESSOASpt_BR
dc.subjectMODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG)pt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO PÚBLICApt_BR
dc.subjectLIDERANÇApt_BR
dc.titleAnálise das boas práticas de gestão estabelecidas no critério pessoas do modelo de excelência em gestão da FQN em uma empresa pública de serviços postais na Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1FELINTO, Arturo Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162688A1pt_BR
dc.contributor.referee1MAIOR, Robéria César Souto-
dc.description.resumoCom as mudanças e exigências vividas pela sociedade nas últimas décadas, empresas como os Correios que pretendem consolidar-se no mercado enfrentam o desafio de atender de forma excelente e estratégica todas as partes interessadas incluindo acionistas, clientes, fornecedores, sociedade e funcionários, visando maximizar os resultados, gerindo através de melhorias contínuas, os recursos financeiros, materiais e humanos. Na era do conhecimento, o capital humano tornou-se diferencial competitivo nas organizações e a gestão de pessoas instrumento poderoso para o sucesso dos negócios. No presente estudo objetivou-se analisar as boas práticas de gestão, principalmente da Gestão de Pessoas em um Centro Operacional e Administrativo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, utilizando o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), proposto pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A pesquisa teve caráter descritivo, utilizando-se inicialmente o método qualitativo, com pesquisa documental a partir de publicações internas acerca do tema e, posteriormente, o método quantitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado aos funcionários que trabalham na Regional Paraíba da referida empresa. Foi realizada a análise de documentos e uma análise univariada das respostas dos questionários no sentido de identificar pontos de concordância e pontos em desacordo. A pesquisa apontou que o Modelo de Excelência da Gestão da FNQ é uma ótima ferramenta, que abrange as várias vertentes empresariais. Os resultados demonstraram que existem deficiências, ou seja, oportunidade de melhorias nos Correios no que tange à identificação de necessidades pessoais dos funcionários nos três itens do critério Pessoas: sistemas de trabalho, capacitação e desenvolvimento e qualidade de vida, que podem ocorrer pela ausência de instrumentos de aferição dessas necessidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAO28092017.pdf938,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons