Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24800
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Freire, Arthur Ramalho | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-28T21:14:21Z | - |
dc.date.available | 2022-08-19 | - |
dc.date.available | 2022-09-28T21:14:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24800 | - |
dc.description.abstract | This work aims to analyze the educational projects in which the Potiguaras were submitted, especially from the SPI period onwards. This is a research in the archives made available by FUNAI and in the SPI's online collection available at the Museu do Índio. Therefore, the work provides a description of the collected documents and discusses the educational projects of religious missions, official bodies and other educational institutions that were within the circuit circumscribed in the indigenous territory. Indigenous populations start to give new meaning to the schools of these education projects in which they will always look for ways to resist the silencing of their identities. The documentation and literature consulted place the tutelary practices in the context of the different political and social moments in which the Potiguaras indigenous populations were inserted. The trajectories analyzed show the resistance and struggle of the Potiguaras in the face of these tutelary projects, as well as the unfolding of these processes from the colonial period to the present day, in view of the public policies implemented after the 1988 constitution. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-09-27T17:13:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ArthurRamalhoFreire_Dissert.pdf: 3237724 bytes, checksum: c322e309764cac1520b25f774af66017 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-09-28T21:14:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ArthurRamalhoFreire_Dissert.pdf: 3237724 bytes, checksum: c322e309764cac1520b25f774af66017 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-28T21:14:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ArthurRamalhoFreire_Dissert.pdf: 3237724 bytes, checksum: c322e309764cac1520b25f774af66017 (MD5) Previous issue date: 2021-08-17 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Projetos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Populações indígenas | pt_BR |
dc.subject | Tutela | pt_BR |
dc.subject | Etnologia indígena | pt_BR |
dc.subject | Educational projects | pt_BR |
dc.subject | Indigenous indigenous peoples | pt_BR |
dc.subject | Tutelage | pt_BR |
dc.subject | Indigenous ethnology | pt_BR |
dc.title | Escola em projeto: trajetórias e construções da tutela educacional entre os Potiguaras da Paraíba | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Rita de Cássia Melo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3010385385493653 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3025216397280073 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho tem como objetivo analisar os projetos educacionais nos quais os Potiguaras foram submetidos especialmente a partir do período do SPI. Trata-se de uma pesquisa nos arquivos disponibilizados pela FUNAI e no acervo online do SPI disponível no museu do índio. Diante disso, o trabalho traz uma descrição dos documentos coletados e discute os projetos educacionais das missões religiosas, dos órgãos oficiais e de outras instituições educacionais que estavam dentro do circuito circunscrito no território indígena. As populações indígenas passam a ressignificar as escolas desses projetos de educação no qual vão sempre procurar formas de resistir ao silenciamento de suas identidades. A documentação e as literaturas consultadas situam as práticas tutelares no contexto dos diversos momentos políticos e sociais nos quais as populações indígenas Potiguaras estavam inseridas. As trajetórias analisadas mostram a resistência e luta dos Potiguaras diante desses projetos tutelares, assim como os desdobramentos desses processos desde a época da colônia até os dias de hoje diante das políticas públicas implementadas pós constituição de 1988. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Antropologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ArthurRamalhoFreire_Dissert.pdf | 3,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons