Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24802
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFigueiredo, Drielly Elienny Duarte de-
dc.date.accessioned2022-09-28T21:15:31Z-
dc.date.available2022-07-04-
dc.date.available2022-09-28T21:15:31Z-
dc.date.issued2022-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24802-
dc.description.abstractThe present work aims to bring forth a discussion concerning how masculinity aesthetics are perceived, constructed and undertaken by youth through social media. In here, we are regarding Millennials and Gen Zers as “youth”, groups that are also known as digital natives of first and second generation. It is from them that the figure of the digital influencers, interlocutors of this research, emerges in society. Thinking of the reach and the role that online content producers (influencers) have in a consuming society, we try to draw a line of understanding about how and to what extent these professionals contribute to the construction of new aesthetic identities of masculinity. As this is a research on digital influencers, we took the digital platform Instagram as our field, where we observed the profiles of every interlocutor, their posts, interactions with their followers and brief interactions via private messaging; we have also used Google Meet for longer interviews. In our final considerations, it is possible to understand the role digital influencers have in the construction of new forms of masculinity in the consuming society, mainly with regards to Millennials and Generation Z, demographics that were addressed in this research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-09-28T10:09:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DriellyEliennyDuarteDeFigueiredo_Dissert.pdf: 1363370 bytes, checksum: ce9be61e0f8dd34b705e90b1f080fe7b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-09-28T21:15:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DriellyEliennyDuarteDeFigueiredo_Dissert.pdf: 1363370 bytes, checksum: ce9be61e0f8dd34b705e90b1f080fe7b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-28T21:15:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DriellyEliennyDuarteDeFigueiredo_Dissert.pdf: 1363370 bytes, checksum: ce9be61e0f8dd34b705e90b1f080fe7b (MD5) Previous issue date: 2022-02-25en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstéticas da masculinidadept_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectInfluenciadores digitaispt_BR
dc.subjectMillenialspt_BR
dc.subjectGeração Zpt_BR
dc.subjectMasculinity aestheticspt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectDigital Influencerspt_BR
dc.subjectGeneration Zpt_BR
dc.titleHomem internauticus: reflexões sobre juventude(s), influencers digitais e estéticas da masculinidade através de perfis do Instagrampt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Longhi, Márcia Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6213186075424256pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7279083429468276pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo trazer um debate a respeito de como as estéticas das masculinidades são vistas, construídas e exercidas pela juventude através das redes sociais. Estamos interpretando como “juventude” as gerações Millenial e Z, também conhecidos como nativos digitais de primeira e segunda geração. É a partir deles que a figura do influenciador digital, os interlocutores desta pesquisa, emerge na sociedade. Pensando a respeito do alcance e papel que os produtores de conteúdo online (influencers) têm na sociedade de consumo, procuramos traçar uma linha de entendimento sobre como e em que medida esses profissionais contribuem para a construção de novas identidades estéticas da masculinidade. Sendo a pesquisa sobre influenciadores digitais, o campo foi feito na plataforma digital Instagram, onde foram observados os perfis de cada interlocutor, suas postagens, interações com os seguidores e contatos breves via chat; também foi utilizado o Google Meet para entrevistas mais longas. Nas considerações finais, é possível compreender o papel que os influenciadores digitais tem na construção de novas formas de masculinidades na sociedade de consumo, principalmente no que diz respeito às gerações abordadas nesta pesquisa, os Millenials e a geração Z.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAntropologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DriellyEliennyDuarteDeFigueiredo_Dissert.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons