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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24811
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Heitor Augusto Carneiro de-
dc.date.accessioned2022-09-30T16:52:28Z-
dc.date.available2022-09-30-
dc.date.available2022-09-30T16:52:28Z-
dc.date.issued2018-11-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24811-
dc.description.abstractThe tire behavior analysis is essential on the performance evaluation of an automobile, since it has a major contribution on the dynamic behavior of the vehicle. Many models now used are limited in number of supported analysis, for instance the model that represents the tire as a spring is basically restricted to modal analysis. The analysis using the finite element method can perform static, dynamic and frequency analysis, and it is also capable of representing constructive characteristics like the tire’s metallic fibers inclination, which varies depending on the tire goal. Therefore, a robust and accurate model is proposed. Aiming to increase the accuracy of the model currently in use, one application for thermodynamic tire modeling was developed using C++ language. Therefore, it was necessary to develop a code that uses the mesh generated by the structural mechanical model, adapting it for the thermal analysis through intermediate hexahedral elements layers addition, such that the interchangeability with the original mesh is preserved. Finally, it is possible to couple the thermodynamic and structural mechanical models, making the model more robust and accurate.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2022-09-30T16:52:28Z No. of bitstreams: 1 TCC_HEITOR_CORRIGIDO.pdf: 2166413 bytes, checksum: 9a02079c7995cdf7f18fa22427691f21 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-30T16:52:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_HEITOR_CORRIGIDO.pdf: 2166413 bytes, checksum: 9a02079c7995cdf7f18fa22427691f21 (MD5) Previous issue date: 2018-11-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMétodo de Elementos Finitos (MEF)pt_BR
dc.subjectAnálise Térmica-estruturalpt_BR
dc.subjectModelamento de Pneupt_BR
dc.titleDesenvolvimento de código em Linguagem C++ para modelamento do comportamento termodinâmico de pneu utilizando o método dos elementos finitospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Marcelo Cavalcanti-
dc.description.resumoA análise do comportamento do pneu é essencial na avaliação do desempenho de um automóvel, visto que esse tem uma contribuição majoritária no comportamento dinâmico do veículo. Muitos modelos atualmente utilizados apresentam limitações no número de análises suportadas, por exemplo o modelo que representa o pneu como uma mola é restrito basicamente para análises modais. A análise utilizando o método dos elementos finitos pode englobar análises estáticas, dinâmicas e modais, além de ser capaz de representar características construtivas específicas como a inclinação das fibras metálicas no pneu, a qual varia dependendo da finalidade do mesmo. Sendo assim um modelo bastante robusto e acurado é proposto. Visando aumentar a acurácia do modelo de estruturas pneu em elementos finitos já em uso, foi desenvolvida uma aplicação para o modelamento termodinâmico do mesmo utilizando a linguagem C++. Para tal, foi necessário criar um programa que faz uso da malha gerada pelo modelo mecânico estrutural, adaptando-a para a análise térmica através da adição de camadas intermediárias de elementos hexaédricos, sem perder a intercambiabilidade com a malha utilizada na análise mecânica estrutural. Desta forma, é possível acoplar o modelo térmico com o mecânico estrutural, tornando o modelo mais acurado e robusto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica

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