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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24824
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Marcos Vinicius Barbosa Costa de-
dc.date.accessioned2022-10-03T16:38:25Z-
dc.date.available2022-10-03-
dc.date.available2022-10-03T16:38:25Z-
dc.date.issued2019-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24824-
dc.description.abstractWood has been proving itself as a low environmental impact and versatility alternative in use in recent years. In addition, innovative forms of industrialization of wood should be developed, as should advances in forestry engineering techniques and changes in legislation related to their exploitation and marketing. In view of this and the possibility of application in digital manufacturing, the Casa Nordeste Project produces a compact housing model whose base material of the structure is naval compensated. For the use of this type of plywood in the project, it was necessary to obtain mechanical properties of the material, such as the modulus of elasticity and flexural strength, as well as the analysis of these values in elements with real and reduced scales. The results for the modulus of elasticity in the longitudinal and transverse directions and flexural strength in the longitudinal and transverse directions were, respectively, 3359.98 MPa, 2061.59 MPa, 29.33 MPa and 25.66 MPa. In addition, the influence of the lateral torsional buckling effects on the tested elements was verified, confirming that the phenomenon is related to the slenderness of the studied element, as well as analyzing how the shear effects influence the action deflection field.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2022-10-03T16:38:25Z No. of bitstreams: 1 TCC - MARCOS VINÍCIUS.pdf: 2062060 bytes, checksum: dd542fde4d0bbb069e9c8aa01a4a0703 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-03T16:38:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - MARCOS VINÍCIUS.pdf: 2062060 bytes, checksum: dd542fde4d0bbb069e9c8aa01a4a0703 (MD5) Previous issue date: 2019-09-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectmadeirapt_BR
dc.subjectanálise estruturalpt_BR
dc.subjectestruturaspt_BR
dc.titleCaracterização mecânica de elementos de compensado navalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Azeredo, Givanildo-
dc.description.resumoA madeira vem se projetando como uma alternativa de baixo impacto ambiental e de versatilidade em uso nos últimos anos. Muito disso se deve às inovadoras formas de industrialização da madeira, bem como os avanços das técnicas de engenharia florestal e das mudanças nas legislações relacionadas à sua exploração e à comercialização. Em vista disso e da possibilidade de aplicação em fabricação digital, o Projeto Casa Nordeste produziu um modelo de moradia compacta cujo material base da estrutura é o compensado naval. Para o emprego deste tipo de madeira compensada no projeto, fez-se necessário a obtenção das propriedades mecânicas do material, tais como o módulo de elasticidade e a resistência à flexão, bem como a análise desses valores em elementos com escalas real e reduzida. Os resultados para o módulo de elasticidade nas direções longitudinal e transversal e resistência à flexão nas direções longitudinal e transversal foram, respectivamente, 3359,98 MPa, 2061,59 MPa, 29,33 MPa e 25,66 MPa. Além disso, foi avaliada a influência dos efeitos da flambagem lateral com torção no colapso dos elementos experimentados confirmando que tal fenômeno está relacionado com a esbeltez do elemento estudado, do mesmo modo que se analisou como os efeitos de cisalhamento influenciam no campo de deflexões das estruturas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

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