Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24846
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes Segundo, José Roberto de Queiroga-
dc.date.accessioned2022-10-04T18:36:51Z-
dc.date.available2022-10-04-
dc.date.available2022-10-04T18:36:51Z-
dc.date.issued2017-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24846-
dc.description.abstractNão consta no trabalhopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2022-10-04T18:36:51Z No. of bitstreams: 1 JOSÉ ROBERTO DE QUEIROGA GOMES SEGUNDO.pdf.pdf: 3959666 bytes, checksum: 631aa91b1833dfe6878de9d89385d765 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-04T18:36:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOSÉ ROBERTO DE QUEIROGA GOMES SEGUNDO.pdf.pdf: 3959666 bytes, checksum: 631aa91b1833dfe6878de9d89385d765 (MD5) Previous issue date: 2017-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectShopping Centerpt_BR
dc.subjectEstacionamentopt_BR
dc.subjectPolo Gerador de Tráfegopt_BR
dc.titleImpactos decorrentes da demanda de estacionamentos em shopping centers: o caso de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Clovis-
dc.description.resumoUm empreendimento que vem crescendo extensivamente nas cidades do Brasil, principalmente nas de médio e grande porte, é o Shopping Center. Este, em decorrência de seu grande poder atrativo, e do uso cada vez mais intenso do automóvel gera uma considerável demanda por estacionamentos nesses locais, o que tem gerado impactos sobre sistema viário, mesmo com a existência de vagas exclusivas para clientes, promovidas pelo empreendimento. Este trabalho visa mostrar a importância de estudar os possíveis impactos causados por esses polos geradores de tráfego (Shopping Centers) enfatizando principalmente o dimensionamento adequado dos estacionamentos dos mesmos. Para realização da presente pesquisa, utilizou-se fundamentalmente de consulta a materiais bibliográficos, como artigos, livros, teses de mestrado e doutorado, além de documentos oficiais e diversos sites disponibilizados por meio eletrônico. Esta pesquisa bibliográfica possibilitou tanto o embasamento teórico necessário para realização das análises contidas neste trabalho, como também permitiu repertoriar alguns diferentes métodos de dimensionamento de estacionamentos em Shopping Centers utilizados no Brasil. Foram realizados dois estudos de caso nos dois maiores Shoppings da cidade de João Pessoa, onde concluiu-se que apenas um deles cumpre o exigido pela legislação do município, enquanto o segundo está em desacordo com o que é exigido na lei, causando diversos transtornos ao sistema viário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ ROBERTO DE QUEIROGA GOMES SEGUNDO.pdf.pdf3,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.