Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24846Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Gomes Segundo, José Roberto de Queiroga | - |
| dc.date.accessioned | 2022-10-04T18:36:51Z | - |
| dc.date.available | 2022-10-04 | - |
| dc.date.available | 2022-10-04T18:36:51Z | - |
| dc.date.issued | 2017-06-06 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24846 | - |
| dc.description.abstract | Não consta no trabalho | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2022-10-04T18:36:51Z No. of bitstreams: 1 JOSÉ ROBERTO DE QUEIROGA GOMES SEGUNDO.pdf.pdf: 3959666 bytes, checksum: 631aa91b1833dfe6878de9d89385d765 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-04T18:36:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOSÉ ROBERTO DE QUEIROGA GOMES SEGUNDO.pdf.pdf: 3959666 bytes, checksum: 631aa91b1833dfe6878de9d89385d765 (MD5) Previous issue date: 2017-06-06 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Shopping Center | pt_BR |
| dc.subject | Estacionamento | pt_BR |
| dc.subject | Polo Gerador de Tráfego | pt_BR |
| dc.title | Impactos decorrentes da demanda de estacionamentos em shopping centers: o caso de João Pessoa | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Dias, Clovis | - |
| dc.description.resumo | Um empreendimento que vem crescendo extensivamente nas cidades do Brasil, principalmente nas de médio e grande porte, é o Shopping Center. Este, em decorrência de seu grande poder atrativo, e do uso cada vez mais intenso do automóvel gera uma considerável demanda por estacionamentos nesses locais, o que tem gerado impactos sobre sistema viário, mesmo com a existência de vagas exclusivas para clientes, promovidas pelo empreendimento. Este trabalho visa mostrar a importância de estudar os possíveis impactos causados por esses polos geradores de tráfego (Shopping Centers) enfatizando principalmente o dimensionamento adequado dos estacionamentos dos mesmos. Para realização da presente pesquisa, utilizou-se fundamentalmente de consulta a materiais bibliográficos, como artigos, livros, teses de mestrado e doutorado, além de documentos oficiais e diversos sites disponibilizados por meio eletrônico. Esta pesquisa bibliográfica possibilitou tanto o embasamento teórico necessário para realização das análises contidas neste trabalho, como também permitiu repertoriar alguns diferentes métodos de dimensionamento de estacionamentos em Shopping Centers utilizados no Brasil. Foram realizados dois estudos de caso nos dois maiores Shoppings da cidade de João Pessoa, onde concluiu-se que apenas um deles cumpre o exigido pela legislação do município, enquanto o segundo está em desacordo com o que é exigido na lei, causando diversos transtornos ao sistema viário. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Engenharia Civil e Ambiental | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JOSÉ ROBERTO DE QUEIROGA GOMES SEGUNDO.pdf.pdf | 3,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
