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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24853
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Darcy Hannah Falcão Rangel-
dc.date.accessioned2022-10-05T18:01:08Z-
dc.date.available2022-10-05-
dc.date.available2022-10-05T18:01:08Z-
dc.date.issued2018-06-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24853-
dc.description.abstractLoadings in special systems, such as footbridges, are characterized by low frequencies that can be close to the natural frequencies of the structure, generating discomfort and safety risk for users. Sensitivity to vibrations at low frequencies contributes to the need of studying the dynamic behavior of these structural systems in order to perform satisfactorily. The work consists of the updating and dynamic analysis of the numerical model, in finite elements, of a footbridge located in the city of João Pessoa, using simulations with some loading scenarios estimated from standards so as to evaluate the dynamic structural performance using the ANSYS 14.5 software. In order to compare the results of the analysis in the model, normative limits and the natural experimental frequencies of the structure obtained in previous tests with accelerometers were used. From the obtained results it was possible to verify that the model represents the structure well, presenting vibration frequencies in the vertical and lateral direction close to those identified experimentally. As for the simulation results, it was verified that the footbridge does not present excessive vibrations problems in any of the directions studied for the considered loading scenarios.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2022-10-05T18:01:08Z No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - DARCY HANNAH FALCÃO - FINAL.pdf: 3858517 bytes, checksum: e8abfce395ab84761eb8b9ab76b6910f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-05T18:01:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - DARCY HANNAH FALCÃO - FINAL.pdf: 3858517 bytes, checksum: e8abfce395ab84761eb8b9ab76b6910f (MD5) Previous issue date: 2018-06-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPassarelapt_BR
dc.subjectModelagem de Estruturaspt_BR
dc.subjectVibrações,pt_BR
dc.titleAtualização da modelagem de uma passarela de pedestres e avaliação do seu desempenho dinâmicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Andrea Brasiliano-
dc.description.resumoOs carregamentos em sistemas especiais, como passarelas, caracterizam-se por ter baixas frequências que podem ser próximas às frequências naturais da estrutura, gerando desconforto aos usuários e risco à segurança. A sensibilidade às vibrações em baixas frequências contribui para a necessidade de se estudar o comportamento dinâmico desses sistemas estruturais, a fim de garantir um desempenho satisfatório. Nesta linha, o trabalho consiste na atualização e análise dinâmica do modelo numérico, em elementos finitos, de uma passarela localizada na cidade de João Pessoa, utilizando simulações com alguns cenários de carregamento estimados a partir de normas com o objetivo de avaliar o desempenho estrutural dinâmico utilizando o software ANSYS 14.5. Para confrontar os resultados da análise no modelo, utilizaram-se os limites normativos e as frequências naturais experimentais da estrutura obtidos em testes anteriores com acelerômetros. A partir dos resultados alcançados foi possível verificar que o modelo representa bem a estrutura, apresentando frequências de vibração, nas direções vertical e lateral, próximas às identificadas experimentalmente. Quanto aos resultados das simulações, verificouse ainda que a passarela não apresenta problemas de vibrações excessivas em nenhuma das direções estudadas para os cenários de carregamento considerados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

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