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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24857
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Filho, Severino Ricardo-
dc.date.accessioned2022-10-06T17:43:56Z-
dc.date.available2022-10-06-
dc.date.available2022-10-06T17:43:56Z-
dc.date.issued2017-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24857-
dc.description.abstractPopulation growth associated with urban development resulted in an increase in the rate of waste generation, both in large centers and in small municipalities. To combat waste evils, as well as their proper management, governments need to invest large sums in the construction of landfills. In order to force the managers to commit to solid waste management and permanently extinguish the dumps, the Federal Government created Law 12,305 / 2012, establishing deadlines, targets and alternatives (creation of consortia) to adapt each municipality to the legal dictates. In theory, for the poorest municipalities, joining the consortium seems the most viable alternative, since it allows small municipalities to join forces and resources and, through a contract with service providers, to elaborate their politic for the management and proper treatment of their waste and, finally, the correct final disposal of the tailings. However, in order to join the consortia and subsequently enjoy their services, the municipalities must comply with the official creditors and the consortium administrators. This condition means that the great majority of small municipalities cannot constitute consortiums because they are negative and cannot enjoy their services because they are in debt with the administrators. Thus, this paper proposes a simplified landfill model with a lower cost, because it makes use of alternative materials instead of conventional ones, because it is based on PNRS priorities and mainly, because it is appropriate to the reality of each municipalitypt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2022-10-06T17:43:56Z No. of bitstreams: 1 TCC FINAL .pdf: 2571999 bytes, checksum: 321c591ba5e4803b0e0a9e55e5b333d8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-06T17:43:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC FINAL .pdf: 2571999 bytes, checksum: 321c591ba5e4803b0e0a9e55e5b333d8 (MD5) Previous issue date: 2017-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGestão de Resíduospt_BR
dc.subjectConsórciospt_BR
dc.subjectLixopt_BR
dc.titleProposta de modelo de aterro sanitário simplificado para municípios de pequeno portept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Antunes, Aline Flávia Nunes Remígio-
dc.description.resumoO crescimento da populacional associado ao desenvolvimento urbano resultou em aumento na taxa de geração de resíduos, tanto nos grandes centros quanto nos pequenos municípios. Para combater os males atrelados ao lixo, bem como seu manejo adequado, os governos precisam investir altas somas na construção de aterros sanitários. Para forçar o comprometimento dos gestores com a gestão de resíduos sólidos e extinguir em definitivo os lixões, o Governo Federal criou a Lei 12.305/2012, estabelecendo prazos, metas e alternativas (criação de consórcios) para adequação de cada município aos ditames legais. Em teoria, para os municípios mais pobres, a adesão ao consórcio parece a alternativa mais viável, pois permite que os pequenos municípios unam forças e recursos e, através de contrato com prestadoras de serviços, estas possam elaborar políticas de gestão e tratamento adequado dos seus resíduos e, por fim, a disposição final correta do rejeito. Entretanto, para aderir aos consórcios e, posteriormente, usufruir dos seus serviços, os municípios precisam estar adimplentes, junto aos credores oficiais e as administradoras do consórcio. Essa condição faz com que a grande maioria dos pequenos municípios não possam constituir consórcios por estarem negativados e não possam usufruir dos seus serviços por estarem em dívida junto às administradoras. Sendo assim, este trabalho propõe um modelo de aterro sanitário simplificado de custo inferior, por fazer uso de materiais alternativos em substituição aos convencionais, por estar fundamentado nas prioridades do PNRS e principalmente, por se adequar à realidade de cada município.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

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