Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24858| Tipo: | TCC |
| Título: | Mobilidade Urbana no Centro da Cidade de João Pessoa: Uma Proposta Sob Um Novo Paradigma |
| Autor(es): | Sousa, Vítor Felipe Guedes de |
| Primeiro Orientador: | Dias, Clóvis |
| Resumo: | A mobilidade urbana é um fator de extrema importância para o funcionamento adequado de uma grande cidade, especialmente de seu centro. Sem condições adequadas de deslocamento, várias atividades são prejudicadas e o desempenho passa a ficar distante do ideal depreciando a qualidade de vida das pessoas. No centro da cidade de João Pessoa, a preocupação com a mobilidade urbana não é diferente. O deslocamento de milhares de pessoas diariamente para a realização de diversas atividades utilizando principalmente o transporte individual provoca uma saturação na ocupação das vias e do espaço público de forma agressiva. Este trabalho se propõe a analisar as condições existentes em termos de ocupação e mobilidade no centro da cidade, realizando um diagnóstico da situação atual e propor melhorias que facilitem outros meios de transporte mais benéficos para as pessoas e para a cidade. Após levantamento de ideias e exemplos de aplicações de prováveis soluções, foi possível realizar a definição da área de estudo levando em consideração os pontos mais atratores, e sugerir um conjunto de ações que buscam incentivar as pessoas por optarem a deixar os carros e usarem outros tipos de transportes que ofereçam qualidade e segurança adequada. As propostas incluem a criação de atritos para dificultar o acesso do veículo individual ao centro da cidade e a implantação de edifícios-garagem em pontos estratégicos com a finalidade de diminuir a ocupação ociosa dos veículos nas ruas, de modo a integrar com linhas de ônibus ou bicicletários. Tem o intuito de promover uma alternativa ao que vem sendo adotado nos últimos anos, promovendo prioridade ao pedestre e ao transporte público coletivo em detrimento do transporte privado individual. As ideias expostas necessitam de estudos mais aprofundados, principalmente na parte técnica, para analisar sua viabilidade, e, caso seja confirmada, sua possível implantação. |
| Abstract: | Urban mobility is a factor of extreme importance for the proper functioning of a large city, especially its center. Without adequate conditions of displacement, several activities are impaired and performance is far from ideal, harming the quality of life of people. In the center of the city of João Pessoa, the concern with urban mobility is not different. The displacement of thousands of people daily to carry out various activities using mainly individual transportation causes a saturation in the occupation of roads and public space aggressively. This paper proposes to analyze the existing conditions in terms of occupation and mobility in the city center, making a diagnosis of the current situation and proposing improvements that facilitate other means of transportation more beneficial for people and the city. After researching ideas and examples of applications of probable solutions, it was possible to define the study area taking into account the most attractive points and to suggest a set of actions that seek to encourage people to choose to leave the cars and use other types of transportation with adequate quality and safety. The proposals include the creation of friction to hinder the access of the individual vehicle to the city center and the implementation of garage buildings at strategic points with the purpose of reducing the idle occupation of the vehicles in the streets, in order to integrate with bus lines or bicycles. It aims to promote an alternative to what has been adopted in the last years, promoting priority to the pedestrian and collective public transportation to the detriment of individual private transportation. The ideas exposed need more in-depth studies, mainly in the technical part, to analyze their viability, and, if confirmed, their possible implantation. |
| Palavras-chave: | Mobilidade urbana Centro da cidade Espaço público |
| CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Engenharia Civil e Ambiental |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24858 |
| Data do documento: | 7-Jun-2017 |
| Aparece nas coleções: | CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - Versão Final.pdf | 4,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
