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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24863
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLacet, Laís de Sena-
dc.date.accessioned2022-10-06T18:16:18Z-
dc.date.available2022-10-06-
dc.date.available2022-10-06T18:16:18Z-
dc.date.issued2017-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24863-
dc.description.abstractPublic transport is a widely debated solution for alternatives to transport made by car. In addition to bus travel, it is observed that other modes can serve the population, thus creating a range of options for users, visualizing quality standards in such a way as to make transportation attractive. In this context, the urban train demonstrates to have qualities that may serve as a magnet to the user, however, the little investment associated with a historical heritage of low investment and systemic disorganization leave this mode at a disadvantage in relation to buses and other forms of displacement. In this work, an analysis of the rail transport system in Paraíba was carried out, focusing on passenger transport, carried out by Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), in order to observe the flaws and propose improvements for rail transportation. Thus, it was perceived that an affordable rate is not enough, but there is also a need for quality service. It is also possible to notice that there are stations with the potential to solve the problem of abstraction from intermodal projects.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2022-10-06T18:16:18Z No. of bitstreams: 1 TCC.pdf: 4219229 bytes, checksum: 261be31845bac7b5356d22fd27718486 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-06T18:16:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC.pdf: 4219229 bytes, checksum: 261be31845bac7b5356d22fd27718486 (MD5) Previous issue date: 2017-06-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjecttransporte públicopt_BR
dc.subjectsistema ferroviáriopt_BR
dc.subjecttrens urbanospt_BR
dc.titleTransporte ferroviário urbano: caracterização e potencial da CBTU João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Clovis-
dc.description.resumoO transporte público é uma solução amplamente debatida no que se refere às alternativas ao transporte por carro. Para além do deslocamento por ônibus, observa-se que outros modais podem servir à população, criando assim um leque de opções para os usuários, visualizando padrões de qualidade de tal forma a tornar o transporte atrativo. Neste contexto, o trem urbano demonstra ter qualidades para servir de ímã ao usuário, todavia, o pouco investimento associado a uma herança histórica de baixo investimento e desorganização sistêmica deixam este modal em desvantagem em relação ao ônibus e outras formas de deslocamento. Neste trabalho, foi desenvolvida uma análise do sistema do transporte ferroviário na Paraíba, tendo em foco o transporte de passageiros, feito pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com o objeto de observar as falhas e propor melhorias para o transporte ferroviário. Assim, foi percebido que não basta uma tarifa acessível, porém também existe a necessidade de um serviço de qualidade. Também é possível perceber que existem estações com potencial de sanar o problema de captação a partir de projetos intermodais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

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