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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24877
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Flávia Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-10-12T01:29:17Z-
dc.date.available2022-10-11-
dc.date.available2022-10-12T01:29:17Z-
dc.date.issued2021-07-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24877-
dc.description.abstractThe organizations have been seeking daily to maintain themselves in the market and to be ahead of their competitors in a competitive way. Strategic Planning emerges as an indispensable tool in the preparation of organizations for this business dispute. Considering the need for the implementation of this tool as a way to help micro and small businesses to grow and compete in the market, this study aims to develop a proposal for Strategic Planning for a micro-company in the retail clothing sector in the city of Pedras de Fogo-PB. The work was built through the following steps: First, through conversations and interviews with the owner of the company in order to align expectations and acquire more accurate information about the organization. Next, there was the formulation of the Organizational Identity of the business. Next, the diagnosis of the internal and external scenarios was elaborated, resulting in the SWOT Matrix. Soon after, in light of the guidelines of the microenterprise, there was the formulation of two major objectives that were deployed in twelve strategies, indicators and goals. Consequently, the action plan proposal was created by means of the 5W2H tool, and the prioritization of the proposed solutions (RAB Matrix). The application of this methodology resulted in the construction of the micro-company's mission, vision, and values, and the identification of its strengths, weaknesses, threats, and opportunities. Through these weak points, which leave the organization at a disadvantage, actions were outlined to transform them into favorable factors that will enable the company to get where it wants to go. The lack of knowledge about Strategic Planning techniques and the benefits derived from its implementation, as well as the entrepreneur's not very flexible mentality associated with the fear of change, were some of the difficulties encountered in this study. However, it was explicit the relevance and the contribution that this research had for the studied microcompany.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2022-10-12T01:29:17Z No. of bitstreams: 1 [TCC]-11517950-Flávia_Rodrigues_Ferreira_2021.pdf: 1112525 bytes, checksum: 43bdd761fc5808c5059cd0223a98941f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-12T01:29:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 [TCC]-11517950-Flávia_Rodrigues_Ferreira_2021.pdf: 1112525 bytes, checksum: 43bdd761fc5808c5059cd0223a98941f (MD5) Previous issue date: 2021-07-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEstratégia Vestuáriopt_BR
dc.subjectMicro e pequena empresa.pt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleProposta de planejamento estratégico para uma microempresa do setor varejista de vestuário na cidade de pedras de Fogo-PB: um estudo de caso.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Jailson Ribeiro de-
dc.description.resumoAs empresas têm buscado cotidianamente manter-se no mercado e estar à frente dos seus concorrentes de maneira competitiva. O Planejamento Estratégico surge como uma ferramenta imprescindível na preparação das organizações para esta disputa empresarial. Considerando a necessidade da implantação desta ferramenta como forma de auxiliar as micro e pequenas empresas a crescerem e estarem no mercado competindo, esse estudo tem como finalidade a elaboração de uma proposta de Planejamento Estratégico para uma microempresa do setor varejista de vestuário na cidade de Pedras de Fogo-PB. O trabalho foi construído por meio das seguintes etapas: No primeiro momento, através de conversas e entrevista com a proprietária da empresa com o objetivo de alinhar as expectativas e adquirir informações mais precisa da organização. Em seguida, houve a formulação da Identidade Organizacional do negócio. Na sequência, a elaboração do diagnóstico dos cenários interno e externo, resultando na Matriz SWOT. Logo após, à luz de suas diretrizes da microempresa, houve a formulação de dois grandes objetivos que foram desdobrados em doze estratégias, indicadores e metas. Por conseguinte, foi criada a proposta do plano de ação por meio da ferramenta 5W2H, e a priorização das soluções propostas (Matriz RAB). A aplicação dessa metodologia resultou na construção da missão, visão e valores da microempresa e na identificação das suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Através desses pontos frágeis, que deixam a organização em desvantagem, foram traçadas ações que permitem transformá-los em fatores favoráveis que possibilitarão a empresa chegar aonde ela deseja. A ausência de conhecimento das técnicas de Planejamento Estratégico e dos benefícios oriundos da sua implantação, como também a mentalidade pouco flexível da empreendedora associada ao medo de mudanças, foram algumas dificuldades encontradas neste estudo. No entanto, ficou explicito a relevância e a contribuição que essa pesquisa teve para a microempresa estudada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

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