Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24891
Tipo: TCC
Título: IDENTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA O MERCADO DE TRABALHO DOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: O CASO DO PROJETO PILOTO DE FORMAÇÃO EM SOFT SKILLS
Autor(es): SILVA, MATHEUS LINS DA
Primeiro Orientador: Gonçalves, Juliana Machion
Resumo: Diversas vezes a realidade que os profissionais de Engenharia de Produção encontram no dia a dia de trabalho pode diferir daquela encontrada na universidade. Mudanças constantes e crescentes nos aspectos tecnológicos, econômicos e sociais, impõem esses profissionais a se adaptarem a diversos cenários, principalmente ao ocorrido na pandemia. Vários conhecimentos podem ser adquiridos pelo profissional durante sua carreira, mas ainda assim, há uma parte que poderia ser absorvida ainda na sua formação. O presente trabalho tem por objetivo identificar as competências que os estudantes de engenharia de produção, da UFPB, devem ter para se inserir no mercado de trabalho na Paraíba. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada em estudo de caso, além de revisão da literatura dos principais conceitos abordados que nortearam a realização da pesquisa. Por meio da participação do autor no Projeto de Extensão da Universidade Federal da Paraíba intitulado - Projeto People durante o ano de 2020, período da realização da pesquisa, ocorreu a interação com os discentes. Diante da problemática, foi definido a criação de um curso com objetivo desenvolver as competências e soft skills necessárias para o mercado de trabalho. O curso se deu de forma online, a distância, como projeto piloto a 20 estudantes, contendo aulas síncronas e assíncronas, aplicação de questionários, além do desenvolvimento de 3 módulos importantes: Gestão da carreira, Gestão do Currículo e Preparação para processos seletivos. Os resultados indicaram que 58% dos estudantes não sabiam lidar com o tema de Gestão da Carreira antes do projeto piloto e 100% dos participantes se sentiram mais confiantes e preparados para o mercado de trabalho, tanto quanto para uma entrevista de estágio, preparação do seu próprio currículo e perfil do LinkedIn, apresentação pessoal e participação de dinâmicas de grupo.
Abstract: Several times industrial engineers face a different reality from that found at the university. Constant and growing changes, technological, economic and social, command these professionals to adapt to different scenarios, mainly in this pandemic. In real life, knowledge never seen during its graduation is required and those more familiar are left beside. Several of these knowledges can even be acquired by the professional itself during his career, but there is a part that could be still acquired by the professional during his academic life. This present research aims to identify skills required to industrial engineering students, from UFPB, must have in order to get in the labor market in Paraíba. As a methodology, the research was a qualitative wirx study case, a literature review was carried out of the main concepts covered that guided the research, including the field of industrial engineering and basic knowledge required for engineers. Through the author's participation in the Extension Project of the Federal University of Paraíba entitled - People Project - during the year of 2020, the period of the research, there was interaction with the students from the pilot project. Against the problem, it was created a workshop that aims to develop skills and soft skills needed to job market. The workshop was made on line, remotely, including synchronous and asynchronous classes, in addition to the development of 3 important modules: Career management, Curriculum management and how to get ready for selection proces. This workshop is part of the Project People, a FLUEX, carried out voluntarily. The results was that 58% of the students did not know how to deal with their management career before the project and 100% of the students felt more confident and prepared for the job market, as much as for an internship interview, preparation of their own Linkedin’s profile and curriculum, personal presentation and participation in group dynamics
Palavras-chave: engenharia de produção
mercado de trabalho
formação acadêmica
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24891
Data do documento: 21-Jul-2021
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Matheus Lins da Silva 2021.pdf5,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.