Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24897
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Ivana Leite-
dc.date.accessioned2022-10-13T12:44:50Z-
dc.date.available2022-07-29-
dc.date.available2022-10-13T12:44:50Z-
dc.date.issued2022-07-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24897-
dc.description.abstractThis dissertation aimed to analyze the last Evaluation Report of the Undergraduate Course in Law - Campus Santa Rita, from the Federal University of Paraíba (UFPB), based on the National System for the Evaluation of Higher Education (SINAES), made available by the Own Commission of Assessment (CPA) of the institution. Therefore, data collection was carried out through exploratory research through bibliographic and documentary research. For this purpose, the technique used to analyze the collected data was carried out using the SWOT tool (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats). The objective was to provide subsidies for the improvement of the quality of the undergraduate course in Law at that campus, based on the identification of aspects related to strengths, weaknesses, opportunities and threats presented in the External Assessment Report carried out by INEP. In view of this, the research results showed that the institutional policies for teaching, research and extension were implemented in an excellent way, however, the faculty and infrastructure conditions are insufficient to meet the number of vacancies offered. It was also noted the need to invest in Information and Communication Technologies (ICTs) in the teaching-learning process, given its insufficiency for full compliance with the pedagogical project of the course, as well as the need for improvements in terms of scientific production in order to enable an improvement with a view to future regulatory processes that the course will undergo, in accordance with the precepts established by SINAES.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-09-29T10:36:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IvanaLeiteRibeiro_Dissert.pdf: 1719768 bytes, checksum: f737f86305313654a9d2771df9e66dec (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-10-13T12:44:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IvanaLeiteRibeiro_Dissert.pdf: 1719768 bytes, checksum: f737f86305313654a9d2771df9e66dec (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-13T12:44:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IvanaLeiteRibeiro_Dissert.pdf: 1719768 bytes, checksum: f737f86305313654a9d2771df9e66dec (MD5) Previous issue date: 2022-07-15en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectSINAESpt_BR
dc.subjectCPApt_BR
dc.subjectUFPBpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectRightpt_BR
dc.titleProcesso de reconhecimento do curso de graduação em Direito da UFPB - Campus Santa Rita: uma análise a partir do sistema nacional de avaliação da educação superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7195833831322050pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1656809357891336pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação teve como finalidade analisar o último Relatório de Avaliação do Curso de Graduação em Direito - Campus Santa Rita, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a partir do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), disponibilizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da instituição. Sendo assim, a coleta de dados foi realizada mediante pesquisa exploratória através do levantamento bibliográfico e documental. Com esse propósito, a técnica utilizada para a análise dos dados coletados se efetivou por meio da ferramenta SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats). Objetivou-se fornecer subsídios para a melhoria da qualidade do curso de graduação em Direito do referido campus, a partir da identificação de aspectos relativos a forças, fraquezas, oportunidades e ameaças apresentadas no Relatório de Avaliação Externa realizada pelo INEP. Diante disso, os resultados da pesquisa demonstraram que as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão foram implantadas de forma excelente, contudo, o corpo docente e as condições de infraestrutura são insuficientes para atender ao número de vagas ofertadas. Constatou-se, ainda, a necessidade de investimento em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino aprendizagem, tendo em vista sua insuficiência para o pleno atendimento ao que dispõe o projeto pedagógico do curso, bem como a necessidade de melhorias em termos de produção científica a fim de possibilitar um aperfeiçoamento com vistas aos futuros processos regulatórios que o curso se submeterá, em conformidade com os preceitos estabelecidos pelo SINAES.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IvanaLeiteRibeiro_Dissert.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons