Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2490
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEstanislau, Andrezza Mangueira-
dc.date.accessioned2017-09-29T12:24:25Z-
dc.date.available2015-12-15-
dc.date.available2017-09-29T12:24:25Z-
dc.date.issued2015-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2490-
dc.description.abstractThe present study aimed to know to what extent human values predict school engagement. Participants were 338 students, with mean age of 13.04 (SD=1.45), mostly males (52.4%), from public schools (53.6%) and ninth year of elementary school (26.3%). They answered the School Engagement Scale, the Basic Values Survey and demographic questions. Software SPSS was used to perform descriptive and inferential analysis. The results indicated that students who prioritize values of interactive, normative, suprapersonal, existence, and promotion subfunctions are dedicated in achieving the academic tasks, unlike those who prioritize values of excitement subfunction. Furthermore, it was found that education level and type of school influenced the school engagement. The results show the importance of values in academic environment, showing the need to develop projects that can stimulate them in schools, mainly those of central and social orientation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-29T12:24:25Z No. of bitstreams: 1 AME15122015.pdf: 2167846 bytes, checksum: 537de1ee52f2876c81a9f68933898d3f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-29T12:24:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AME15122015.pdf: 2167846 bytes, checksum: 537de1ee52f2876c81a9f68933898d3f (MD5) Previous issue date: 2015-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEngajamento escolarpt_BR
dc.subjectValores humanospt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.titleEngajamento escolar e valores humanos: um estudo correlacionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Patrícia Nunes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9696556897063641pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Gildevan Estrela-
dc.description.resumoO presente estudo objetivou conhecer em que medidas os valores humanos predizem o engajamento escolar. Participaram 338 estudantes, com idade média de 13,04 (DP=1,45), sendo a maioria do sexo masculino (52,4%), provenientes de escolas públicas (53,6%) e do nono ano do ensino fundamental (26,3%). Estes responderam a Escala de Engajamento Escolar, o Questionário de Valores Básicos e perguntas demográficas. Utilizou-se o software estatístico SPSS para realização de análises descritivas, e inferenciais. Os resultados indicaram que os alunos que priorizam valores das subfunções interativa, normativa, suprapessoal, existência e realização dedicam-se na realização da tarefa acadêmica, ao contrário daqueles que priorizam os valores da subfunção experimentação. Ademais, constatou-se que as variáveis nível de escolaridade e tipo de escola influenciaram no engajamento escolar. Os resultados evidenciam a importância dos valores em ambiente acadêmico, mostrando a necessidade do desenvolvimento de projetos que possam estimulá-los nas escolas, sobretudo àqueles de orientação central e social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AME15122015.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.