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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2491
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Aline Santos de-
dc.date.accessioned2017-09-29T13:21:18Z-
dc.date.available2017-09-29-
dc.date.available2017-09-29T13:21:18Z-
dc.date.issued2017-05-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2491-
dc.description.abstractThis work is entitled Training of teachers for the education of the deaf: challenges and possibilities. The theme was chosen because it is an issue that has gained visibility in many countries, in Brazil this theme gained strength with Decree 5.626 of December 22, 2005, which regulates Law 10.436 / 2002. The objective of this work was to carry out research about the formation of teachers for the education of the deaf, highlighting pedagogical practices as a possibility to improve the inclusion of deaf students in the teaching and learning process. The research was carried out with three teachers who are working in a regular classroom of the public network of the municipality of Mamanguape, and with a teacher who has a prominent trajectory in the area of education of the deaf. The methodology used in this study was based on qualitative research theories, we used as a data collection instrument the semi-structured interview. We used as theoretical contribution the studies of Lacerda (1998), Perlin (2010), Skliar (2010), Strobel (2006). (1997), and the Decree 5626 of December of 2005, Lakatos (2003), Miguel (2010) and Minayo (1994). The results of the research point to the importance of taking the teachers' discourses regarding the challenges for the education of the deaf in order to promote greater information spaces that highlight the importance of teacher training as a possibility for the construction of pedagogical practices capable of Development of the learning of the deaf person.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávio Maia (flavio.maia@ccae.ufpb.br) on 2017-09-29T13:21:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ASL29092017.pdf: 695089 bytes, checksum: e24e9aee9903fc1786d2dc5b0085859f (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEducação de Surdos.pt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicas.pt_BR
dc.titleAvaliar e intervir: as dificuldades do ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Aline Cleide-
dc.description.resumoEste trabalho tem como título Formação de professores para a educação de surdos: desafios e possibilidades. A temática foi escolhida por se tratar de uma questão que vem ganhando visibilidade em muitos países, no Brasil essa temática ganhou força com o decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005 que regulamenta a lei 10.436/2002. O objetivo deste trabalho foi realizar investigação acerca da formação dos professores para a educação do surdo, destacando as práticas pedagógicas como possibilidade de melhoria na efetivação da inclusão dos alunos surdos no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada com três professoras que estão atuando em sala de aula de ensino regular da rede pública do município de Mamanguape, e com uma professora que possui uma trajetória de destaque na área da educação de surdos. A metodologia utilizada neste trabalho foi pautada nas teorias da pesquisa qualitativa, utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Lacerda (1998), Perlin (2010), Skliar (2010), Strobel (2006). Novóa (1995), Reis (2013), documentos/decretos como a Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, e o decreto 5626 de dezembro de 2005, Lakatos (2003), Miguel (2010) e Minayo (1994). Os resultados da pesquisa apontam para a importância de tomar os discursos dos professores no que tange os desafios para a educação de surdos no sentido de promover maiores espaços de informação que evidenciam a importância da formação de professores como possibilidade para a construção de práticas pedagógicas capazes de favorecer o desenvolvimento da aprendizagem da pessoa surda.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

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