Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24937| Tipo: | TCC |
| Título: | Como a falta de um planejamento estratégico sistematizado pode estagnar empresas com potencial de crescimento: estudo de caso em uma escola |
| Autor(es): | Borges, Fabricia Lima dos Santos |
| Primeiro Orientador: | Morioka, Sandra Naomi |
| Resumo: | Atualmente as empresas enfrentam ambientes de complexidades, mutações e competitividades cada vez maiores, sendo de suma importância a assertividade e o bom curso de seu nível estratégico. O presente trabalho aborda o tema de planejamento estratégico. Diversas pesquisas mostram sua importância e benefícios e a sua maior primazia constitui uma divícia para as empresas: direcionamento. O planejamento estratégico é formado por um conjunto de inferências do ambiente interno e externo da empresa sucedido pelo estabelecimento de ações que norteiam seus passos com ciência de que mudanças e ajustes provavelmente marcam o caminho. Ele é sequenciado por etapas e a disposição da sequência é de forma geral descrita semelhantemente na literatura. A implantação do planejamento estratégico encara costumeiramente alguns desafios, dentre eles a resistência corporativa a mudanças, a falta de engajamento dos colaboradores e a negação de sua natureza dinâmica. Existem várias ferramentas que possibilitam a realização do planejamento estratégico, e além de conhecê-las é importante discernir como e quando usá-las. A pesquisa tem como objetivo principal a investigação do processo de planejamento estratégico no contexto de uma organização do setor de educação infantil. A análise da percepção do processo de planejamento estratégico pela empresa do estudo de caso, de que maneira ocorrem as implantações de suas etapas, os desafios reconhecidos e a análise da eficiência da aplicação das ferramentas SWOT e brainstorming pela camada estratégica constituem os objetivos específicos do trabalho. O objeto de estudo da pesquisa é uma escola de médio porte situada na cidade de João Pessoa. A escola oferece o Ensino Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental e possui uma interessante proposta de valor mantendo inclusive parcerias com empresas de renome nacional como a Escola da Inteligência dirigida pelo Dr.Augusto Cury. Sua trajetória é de aproximadamente 40 anos, porém ainda não possui notabilidade nem competitividade expressivas de mercado. Os dados da pesquisa foram coletados de forma primária a partir de entrevistas direcionadas aos componentes do nível estratégico e de observações de campo realizadas no período de experiência profissional da autora na empresa e de forma secundária pela consulta à literatura pertinente ao tema. Dentre os resultados obtidos, a pesquisa identificou a percepção genuína e simplista do processo de planejamento estratégico pela escola e a ausência ou não sistematização de suas etapas. Em linhas gerais o trabalho conseguiu cumprir seus objetivos e instiga a investigação de outros temas relacionados a linha de pesquisa como qual seria o processo estratégico mais adequado a empresas desse perfil. |
| Abstract: | Companies are currently facing increasingly complex, changing, and competitive environments, and the assertiveness and good course of their strategic level is of utmost importance. The present work approaches the strategic planning theme. Several researches show its importance and benefits, and its greatest primacy constitutes a divinity for companies: direction. Strategic planning is formed by a set of inferences from the company's internal and external environment, succeeded by the establishment of actions that guide its steps, knowing that changes and adjustments will probably mark the way. It is sequenced in stages and the sequence is generally described similarly in the literature. The implementation of strategic planning usually faces some challenges, among them corporate resistance to change, lack of employee engagement, and denial of its dynamic nature. There are several tools that make strategic planning possible, and besides knowing them it is important to discern how and when to use them. The research has as its main objective the investigation of the strategic planning process in the context of an organization in the early childhood education sector. The analysis of the perception of the strategic planning process by the case study company, how the implementations of its stages occur, the recognized challenges, and the analysis of the efficiency of the application of SWOT and brainstorming tools by the strategic layer constitute the specific objectives of the work. The object of study of this research is a medium-sized school located in the city of João Pessoa. The school offers kindergarten and first years of elementary school and has an interesting value proposition, including partnerships with nationally renowned companies such as the School of Intelligence directed by Dr. Augusto Cury. Its trajectory is approximately 40 years old, but it still has no notability or expressive competitiveness in the market. The data were collected primarily from interviews directed to the components of the strategic level and field observations made during the period of the author's professional experience in the company. Among the results obtained, the research identified the genuine and simplistic perception of the strategic planning process by the school and the absence or non-systematization of its stages. In general terms, the work accomplished its objectives and encourages the investigation of other themes related to the line of research, such as which would be the most appropriate strategic process for companies with this profile. |
| Palavras-chave: | Planejamento estratégico Escolas de Ensino Fundamental e Infantil Percepção do processo de planejamento estratégico |
| CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Engenharia de Produção |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24937 |
| Data do documento: | 10-Ago-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia de Produção Mecânica |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC- Fabricia Lima.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
