Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24954
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Ana Claudia Medeiros de | - |
dc.creator | Santos, Raquel do Rosário | - |
dc.creator | Bortolin, Sueli | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-14T13:41:27Z | - |
dc.date.available | 2022-10-14 | - |
dc.date.available | 2022-10-14T13:41:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24954 | - |
dc.description.abstract | This paper has as purpose to map and analyze reading mediation activities carried out in the school library, especially in the context of COVID-19, and to verify the re-significations that this period will entail through such activities. Considering methodological proceedings, this work is characterized as descriptive, adopting the multiple cases method, and as data collection tool the questionnaire, applied to librarians who work in school libraries in the Brazilian states of Bahia, Sergipe and Paraná. The research reveals a re-signification of reading mediation activities, considering that the school librarians are acting beyond the library’s physical environment, employing web devices and developing competences in order to keep on drawing readers and collaborating in your training. The investigation accomplished in this study allowed the identification of signs pointing out that after this pandemic period the school library will continue to offer its activities and products in a hybrid context, in accordance with the informational behavior and with the aspirations and demands of the reader. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Natanael Carvalho (carvalhon31@gmail.com) on 2022-10-14T13:41:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia.pdf: 415307 bytes, checksum: 0ce93da8cc0ccb7ba422c680c92fc75f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-14T13:41:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia.pdf: 415307 bytes, checksum: 0ce93da8cc0ccb7ba422c680c92fc75f (MD5) Previous issue date: 2022-06-17 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject | Mediação da leitura | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.title | Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia. | pt_BR |
dc.title.alternative | Re-signification of reading mediation activities in the school library during pandemic times | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.citation.volume | 18 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 24 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo mapear e analisar as atividades de mediação da leitura desenvolvidas na biblioteca escolar, especialmente no contexto da COVID 19 e verificar as ressignificações que esse período acarretará nessas ações. Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo se caracteriza como descritivo, com a adoção do método de múltiplos casos, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário junto aos(às) bibliotecários(as) que atuam em bibliotecas escolares nos estados da Bahia, Sergipe e Paraná. A pesquisa evidencia uma ressignificação das atividades de mediação da leitura, visto que os(as) bibliotecários(as) escolares estão atuando para além do ambiente físico da biblioteca, utilizando dispositivos da web e desenvolvendo competências para continuar atraindo os(as) leitores(as) e colaborando na sua formação. A partir da investigação realizada neste estudo pôde-se identificar indícios que a biblioteca escolar, após esse período pandêmico, continuará ofertando suas atividades e seus produtos em um contexto híbrido, alinhado ao comportamento informacional e aos anseios e as necessidades do(a) leitor(a). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Informação, Memória, Cultura e Patrimônio |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia.pdf | 405,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons