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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24955
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Ana Claudia Medeiros de-
dc.creatorSantos, Raquel do Rosário-
dc.creatorJesus, Ingrid Paixão de-
dc.date.accessioned2022-10-14T14:00:23Z-
dc.date.available2022-10-14-
dc.date.available2022-10-14T14:00:23Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.identifier.issn21782075pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24955-
dc.description.abstractThe mediation of reading as a conscious interference in the formation process of readers is the subject of this research, which aimed to analyze the process of formation of students of the Social Sciences course at the Universidade Federal da Bahia (UFBA), as readers, and the interferences of the mediation of reading in the curricular component Documentation II. The research is configured as descriptive that adopted the case study method. We opted for the technique of applying a questionnaire to students, enrolled in the aforementioned curricular component, in order to obtain information about the taste for reading; the use of information sources; and the mediator's interference in reading formation. In order to carry out the research, it was necessary to reflect, in the light of the literature, that addressed the topic of reading from the perspective of Perrotti (1999) and Dumont (2020); as well as reading mediation based on Bortolin's conceptions (2010); Jesus and Gomes (2019); Cavalcante (2021) and Santos, Sousa and Almeida Júnior (2021). It is concluded that in higher education, reading subjects must also be supported to achieve autonomy in the process of critical reading, which allows for a reflection on themselves and their actions as a protagonist.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Natanael Carvalho (carvalhon31@gmail.com) on 2022-10-14T14:00:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Mediação da leitura nas vivências dos estudantes do curso de CiênciasSociais da UFBA.pdf: 863418 bytes, checksum: 151195ff0dce9f65d7a0fefe45a7dc6e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-14T14:00:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Mediação da leitura nas vivências dos estudantes do curso de CiênciasSociais da UFBA.pdf: 863418 bytes, checksum: 151195ff0dce9f65d7a0fefe45a7dc6e (MD5) Previous issue date: 2022-05-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofInCid: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMediação da leiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorpt_BR
dc.subjectFontes de informação - leiturapt_BR
dc.titleMediação da leitura nas vivências dos estudantes do curso de Ciências Sociais da UFBApt_BR
dc.title.alternativeMediation of reading in the experiences of students of the UFBA Social Sciences coursept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.citation.volume13pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage326pt_BR
dc.citation.epage344pt_BR
dc.identifier.doi10.11606/issn.2178-2075.v13i1p326-344pt_BR
dc.description.resumoA mediação da leitura como interferência consciente no processo de formação dos sujeitos leitores é o tema desta pesquisa, que teve por objetivo analisar o processo de formação dos estudantes do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), como leitores, e as interferências da mediação da leitura no componente curricular Documentação II. A pesquisa se configura como descritiva que adotou como método o estudo de caso. Optou-se pela técnica de aplicação de questionário junto aos discentes, inscritos no referido componente curricular, visando a obtenção de informações sobre o gosto pela leitura; o uso das fontes de informação; e a interferência do mediador na formação leitora. Para a realização da pesquisa foi necessária uma reflexão, à luz da literatura, que abordasse o tema leitura na perspectiva de Perrotti (1999) e Dumont (2020); como também mediação da leitura a partir das concepções de Bortolin (2010); Jesus e Gomes (2019); Cavalcante (2021) e Santos, Sousa e Almeida Júnior (2021). Conclui-se que no ensino superior os sujeitos leitores também podem ser apoiados para o alcance da autonomia no processo de leitura crítica e que possibilita uma reflexão sobre si e suas ações como sujeito protagonista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Informação, Memória, Cultura e Patrimônio

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