Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2497
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Amanda de Brito-
dc.date.accessioned2017-09-29T15:53:31Z-
dc.date.available2015-12-09-
dc.date.available2017-09-29T15:53:31Z-
dc.date.issued2015-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2497-
dc.description.abstractThe objective of this study is to verify the existence of differences in reading comprehension when performed reading aloud and silent. Reading is the ability to decode and understand the text read. The comprehension depends on the decoding, but this is not enough for the comprehension occurs. Reading has mechanisms at different levels, from the most basic to the most elaborate, to reach comprehension. During reading can be used two brain processes, that vary according to how the text is read. Visual processing occurs during silent reading, while the auditory processing occurs while reading aloud. They were studied 20 children between 3rd and 4th years of primary school, aged 8-9 years, of both sexes. The instrument used for this research was the PROCOMLE and the data were analyzed based on the scores submitted by the test and with the support of SPSS. The results pointed to the reading aloud as the best facilitator of textual understanding, based on the capacity to form the textual macrostructure and infer presented by the children in this reading mode.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-29T15:53:31Z No. of bitstreams: 1 ABN09122015.pdf: 580842 bytes, checksum: c743943bd7419eb9be759b8eca8d200a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-29T15:53:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ABN09122015.pdf: 580842 bytes, checksum: c743943bd7419eb9be759b8eca8d200a (MD5) Previous issue date: 2015-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLeitura silenciosapt_BR
dc.subjectLeitura em voz altapt_BR
dc.subjectCompreensão textualpt_BR
dc.titleLeitura em voz alta versus leitura silenciosa: análise de compreensão textual em criançaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2458875511918628pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8334055605623871pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é verificar a existência de diferença na compreensão textual quando realizada a leitura em voz alta e silenciosa. A leitura é a capacidade de decodificar e compreender o texto lido. A compreensão depende, então, da decodificação, mas esta não é suficiente para que a compreensão ocorra. A leitura conta com mecanismos de diferentes níveis, desde os mais básicos aos mais elaborados, para atingir a compreensão. Durante a leitura podem ser utilizados dois processos cerebrais que vão variar de acordo com a forma que o texto é lido. O processamento visual ocorre durante a leitura silenciosa, enquanto o processamento auditivo ocorre durante a leitura em voz alta. Foram pesquisadas 20 crianças do 3o e 4o anos do ensino fundamental, com idade de 8 a 9 anos, de ambos os sexos. O instrumento utilizado para esta pesquisa foi o PROCOMLE e os dados foram analisados com base nos escores apresentados pelo teste e com o apoio do SPSS. Os resultados apontaram para a leitura em voz alta como melhor facilitadora da compreensão textual, com base nas capacidades de formar a macroestrutura textual e inferir apresentadas pelas crianças nessa modalidade de leitura. Palavras-chave: leitura silenciosa, leitura em voz alta, compreensão textual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABN09122015.pdf567,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.