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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24994
Tipo: | TCC |
Título: | Formação da reação álcali-agregado em diferentes tipos de agregado no nordeste: análise microestrutural versus métodos convencionais |
Autor(es): | Lima, Thiago Galvão Correia |
Primeiro Orientador: | Torres, Sandro Marden |
Resumo: | A reação álcali-agregado está presente em um grande número de obras de construção civil e é uma das manifestações patológicas de maior grau de deterioração do concreto. Essa reação, mesmo que lenta, conduz a um quadro patológico irreversível e está normalmente associado com a integração de processos químicos de alguns compostos mineralógicos do agregado com hidróxidos alcalinos procedente do cimento, água e agentes externos. Os relatos mais usuais de ocorrência dessa reação são em estruturas hidráulicas, tais como as barragens, em função do permanente contato com a água. Entretanto, nos últimos anos, inúmeros outros tipos de estruturas têm sido afetados, inclusive fundações de edifícios, deixando o problema em evidência. A cidade de Recife foi a primeira do país onde foram encontrados e divulgados, sistematicamente, desde 2005, inúmeros casos de fissuração em blocos de fundação de edifícios residenciais e comerciais e em obras de infraestrutura, como pontes, viadutos e em dormentes de sistemas de trens urbanos. Devido a isso, esse trabalho buscou verificar a correlação entre o ensaio dos prismas de concreto e o ensaio de expansão acelerada de barras de argamassa dos agregados do Nordeste, já que até o presente momento, nenhum estudo foi realizado utilizando o método de ensaio dos prismas de concreto na região nordeste. Além disso, foi desenvolvido uma comparação entre os métodos convencionais e novos métodos que surgem no meio acadêmico como, por exemplo, difratometria de raios X, microscopia eletrônica de varredura e fluorescência de raios X. Com os resultados obtidos, foi observado uma correlação entre os ensaios não convencionais com os ensaios de expansão, tanto no método acelerado das barras de argamassa, quanto pelo método dos prismas de concreto. |
Abstract: | The alkali-aggregate reaction is present in a large number of constructions and is one of the pathological manifestations of a greater degree of deterioration of the concrete. This reaction, even if slow, leads to an irreversible pathological condition and is usually associated with the integration of chemical processes of some aggregate mineralogical compounds with alkali hydroxides from cement, water and external agents. The most common reports of this reaction occur in hydraulic structures, such as dams, due to the permanent contact with water. However, in recent years, numerous of other types of structures have been affected, including building foundations, leaving the problem in evidence. The city of Recife was the first in the country where, since 2005, there have been numerous cases of cracking in residential and commercial building blocks and constructions such as bridges, viaducts and urban train system sleepers. Due to this, this study sought to verify the correlation between the concrete prisms test (CPT) and the accelerated mortar bars test (AMBT) of the Northeast of Brasil aggregates, since until the present moment, no study was carried out using the concrete prisms test in the northeast region. In addition, a comparison was created between conventional methods and new methods that emerge in the academic environment, such as X-ray diffractometry, Scanning Electron Microscopy (SEM) and X-ray fluorescence (XRF). With the results obtained, a correlation was observed between the unconventional tests with the expansion tests in the accelerated mortar bars test and the concrete prisms test. |
Palavras-chave: | Reação Álcali-Agregado patologia agregado |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Engenharia Civil e Ambiental |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24994 |
Data do documento: | 29-Nov-2017 |
Aparece nas coleções: | CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental |
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