Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25019
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, MANOEL TEODORO DA-
dc.date.accessioned2022-10-16T01:54:33Z-
dc.date.available2022-10-15-
dc.date.available2022-10-16T01:54:33Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25019-
dc.description.abstractThe main objective of the study is to analyze the vision and perspectives of the students of the Chemical Engineering course at the Federal University of Paraiba about the adhesion and propagation of sustainable approaches throughout their graduation, as well as the graduates. For this analysis, questionnaires were developed in order to collect the collaborators' weights, which were divided into three groups: group I referring to students from the first to third periods, group II to seniors and group III to graduates. The research is descriptive and had as a qualitative approach the survey data collection method, that is, a survey questionnaire. The sample comprises 43 participants. With the great importance that the subject has gained in recent years, understanding and having access to sustainable ideas has become a differential for newly graduated professionals, as it gives them the conditions to rethink and trace innovative thinking to solve problems; often, even of great value for solving cases proposed in selection processes and trainees. There was a large variance between the responses of the three groups regarding the questions asked, however, mostly, tending to the positive side. It was also seen that the view of the problem varied according to how they would mature over the semesters. One of the objectives of the present work is to document such data and leave them for consultation to serve as a reflective basis for other students and even interested professors, in addition to showing how the interviewees view is about the bias addressed and how much sustainability has impact on the performance of future engineers, showing how much the topic must be learned, understood and interpreted so that it can advance and propagate more sustainable production routes and, in this way, contribute to society the academic extension necessary and required by it.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2022-10-16T01:54:33Z No. of bitstreams: 1 VERSÃOFINAL_TFC_MANOEL_11321888.pdf: 1158414 bytes, checksum: aeae7d325a2b2702098074494296b361 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-16T01:54:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VERSÃOFINAL_TFC_MANOEL_11321888.pdf: 1158414 bytes, checksum: aeae7d325a2b2702098074494296b361 (MD5) Previous issue date: 2021-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectsustentabilidade,pt_BR
dc.subjectengenharia química,pt_BR
dc.titleA VISÃO E AS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA QUÍMICA ACERCA DO ENSINO E DA ADOÇÃO DE PRÁTICAS E IDEIAS SUSTENTÁVEIS NA ÁREApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Clericuzi, Genaro Zenaide-
dc.description.resumoO objetivo principal do estudo é analisar a visão e as perspectivas dos estudantes do curso de Engenharia Química da Universidade Federal da Paraíba acerca da adesão e propagação de abordagens sustentáveis ao longo da graduação, bem como dos egressos. Para tal análise foi desenvolvido questionários com vistas a colher as ponderações dos colabores que foram divididos em três grupos: grupo I referente aos alunos do primeiro ao terceiro períodos, grupo II ao concluintes e o grupo III aos egressos. A pesquisa é descritiva e teve como abordagem qualitativa o método de coleta de dados survey, ou seja, questionário de levantamento. A amostra compreender 43 participantes. Com a grande importância que o tema vem ganhando nos últimos anos, entender e ter acesso a ideias sustentáveis vem se tornando um diferencial aos profissionais recém formados, pois dá àqueles condições de repensar e traçar raciocínio de inovação para solucionar problemas; muitas vezes, inclusive de grande valia para solução de cases propostos em processos seletivos e trainees. Observou-se uma grande variância entre as respostas dos três grupos quanto aos questionamentos feitos, no entanto, em sua maioria, tendenciando para o lado positivo. Viu-se também que a visão da problemática variava de acordo que eles iriam amadurecendo ao longo dos semestres. O presente trabalho tem como um dos objetivos documentar tais dados e deixa-los de consulta para servir como base reflexiva a outros alunos e até docentes interessados, além de mostrar como anda a visão dos entrevistados a cerca do viés tratado e do quanto a sustentabilidade tem impacto na atuação de futuros engenheiros, mostrando o quanto o tema deve ser aprendido, compreendido e interpretado para que se possa avançar e propagar rotas mais sustentáveis de produção e, dessa forma, contribuir à sociedade a extensão acadêmica necessária e requerida por ela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃOFINAL_TFC_MANOEL_11321888.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.