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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25084Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Carvalho, Daína Martins Lacerda de | - |
| dc.date.accessioned | 2022-10-18T18:25:38Z | - |
| dc.date.available | 2022-10-18 | - |
| dc.date.available | 2022-10-18T18:25:38Z | - |
| dc.date.issued | 2019-05-22 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25084 | - |
| dc.description.abstract | Due to the increase in fuel prices and the global trend with concern for emissions of pollutants, this work has the objective of analyzing the economic and environmental viability of light vehicle flex engines for conversion of natural gas use. The study becomes possible since natural gas has the same physico-chemical characteristics pertaining to spark combustion engines. The methodology used to achieve the fuel cost reduction objectives was based on four criteria: Simple and Combined Payback, Net Present Value and Internal Rate of Return. Through the Minitab Software, future values for fuel prices were estimated to obtain return on investment. Two scenarios were created, the first with the substitution of gasoline for NGV, and the second with the substitution of ethanol also for NGV. Considering the criteria studied, it was observed that despite the increase in the cost of NGV in the last year, there is still a return on investment in the conversion kit within two years and also a reduction in fuel costs. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2022-10-18T18:25:38Z No. of bitstreams: 1 Daína_Carvalho_TCC_OFICIAL.pdf: 2213792 bytes, checksum: a22a631328a9a80cc6a33f7b489ab5e9 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-18T18:25:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daína_Carvalho_TCC_OFICIAL.pdf: 2213792 bytes, checksum: a22a631328a9a80cc6a33f7b489ab5e9 (MD5) Previous issue date: 2019-05-22 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | redução de custos | pt_BR |
| dc.subject | Gás natural - GNV | pt_BR |
| dc.title | Análise da viabilidade financeira da aplicação de kit GNV em veículos leves | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Jacques Cesar dos | - |
| dc.description.resumo | Devido ao aumento dos preços dos combustíveis e a tendência mundial com preocupação de emissões de poluentes, este trabalho tem o objetivo de analisar a viabilidade econômica e ambiental de motores flex de veículos leves para conversão de uso de gás natural. O estudo se torna possível já que o gás natural apresenta as mesmas características físico-químicas pertencentes a motores de combustão por centelha. A metodologia empregada a fim de se alcançar os objetivos de redução de custos de combustíveis foi a partir de quatro critérios: Payback simples e combinado, Valor Presente Líquido e Tarifa de Retorno Interna. Através do Software Minitab, foi estimado valores futuros para os preços dos combustíveis para obter retorno do investimento. Dois cenários foram criados, sendo o primeiro com a substituição da gasolina para o GNV, e o segundo com a substituição do etanol também para GNV. Tendo em vista os critérios estudados, observou-se que apesar da elevação do custo de GNV no último ano, ainda apresenta retorno o investimento no kit de conversão dentro de dois anos e, também, redução nos custos de combustíveis. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Engenharia Mecânica | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Mecânica | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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