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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25090
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Cabral, Marília Gabriela Belarmino | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-19T13:39:33Z | - |
dc.date.available | 2022-10-19 | - |
dc.date.available | 2022-10-19T13:39:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25090 | - |
dc.description.abstract | An exploratory qualitative study was carried out in two stages. In the first stage, a search for articles in high impact journals in the area of technology and/or the teaching of chemistry from Brazil and international approach, between 2016 and 2022, of scientific papers that involved applications for mobile devices as an educational tool in the process of teaching and learning chemistry. The papers analyzed in this work, were categorized by nature, chemistry area and subject, becoming a facilitating tool for research for teachers who aim to use mobile learning as strategy of chemistry teaching and learning. All of those papers emphasized the potential use of apps as a didactic method for teaching chemistry. In the second phase, an online questionnaire was prepared and applied to chemistry professors, who teach both in basic education and in Universities in Brazil, once their fundamental role in the implementation of this instrument was known. The purpose of this questionnaire was to assess the potential and limitations of the use of cell phones in the teaching and learning process. There was a good acceptance on the part of these teachers to implement those technological resources, even them reported difficulties, such as access to apps or infrastructure of educational institutions. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-10-19T13:39:33Z No. of bitstreams: 1 MGBC19102022.pdf: 891313 bytes, checksum: d1e4a364c9df1e0285a5300eec63d220 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-19T13:39:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MGBC19102022.pdf: 891313 bytes, checksum: d1e4a364c9df1e0285a5300eec63d220 (MD5) Previous issue date: 2022-09-16 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem móvel | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.title | Aplicativos para dispositivos móveis como ferramenta educacional no processo de ensino-aprendizagem de Química: um mapeamento da produção brasileira e internacional (2016-2022) | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima Junior, Claudio Gabriel | - |
dc.description.resumo | Um estudo de caráter qualitativo exploratório foi desenvolvido em duas etapas. Na etapa 1, uma busca de artigos no recorte temporal dos anos de 2016 a 2022 foi realizada em periódicos com alto impacto à luz da tecnologia no ensino de química, nacionais e internacionais. Os artigos analisados abordaram o desenvolvimento, aplicação e/ou discutiram sobre o uso de aplicativos para telefone celular no processo de ensino-aprendizagem de química. Os artigos analisados nesse trabalho, foram categorizados por natureza, área de ensino e tema, tornando-se uma fonte facilitadora para a pesquisa de professores que almejam utilizar a aprendizagem móvel no processo de ensino-aprendizagem de química. Os artigos enfatizaram o potencial uso de apps como ferramenta didática para o ensino da química. Na etapa 2, foi elaborado um questionário online e aplicado a professores de química, que lecionam tanto no ensino básico e/ou no ensino superior no Brasil, sabendo do fundamental papel desses para implementação dessa ferramenta. Esse questionário teve como propósito avaliar as potencialidades e limitações do uso do celular no processo de ensino e aprendizagem. Verificou-se uma boa aceitação por parte desses docentes em utilizar os recursos tecnológicos em favor da aprendizagem da disciplina, apesar de dificuldades relatadas, como acesso aos apps ou infraestrutura das instituições de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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