Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25092
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMELO FILHO, ALEXANDRE MAGNO NEVES DE-
dc.date.accessioned2022-10-19T15:58:52Z-
dc.date.available2022-10-19-
dc.date.available2022-10-19T15:58:52Z-
dc.date.issued2020-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25092-
dc.description.abstractSince the beginning of the 21st century, in Brazil, Public Transport by bus has undergone a degradation process, leading the population to opt, more and more, for other forms of locomotion, such as individual private transport, generating a drop in quality and economic impacts for the collective sector. This modal shift was due to the lack of attractiveness of urban buses, with a flawed fare system and cross-subsidy policies that usually raised the price of the ticket. Users, often from lower economic classes, felt the susceptible fare increases in their skin and had a minimum of financial condition saw in cars or motorcycles an escape valve for mobility, even social. Such evasion further hampered the crisis with Public Transport, which saw itself with less demand and with companies in financial imbalance. With the COVID-19 pandemic, a situation that was already proving critical, it became even more worrying. Bearing in mind that social distancing policies contributed to the crisis in public transport by drastically reducing demand and, consequently, modal collection. Therefore, affecting their maintenance and investment capacity, thus promoting a financial imbalance of public transport concessionaires, who find the tariff increase the only way to balance their accounts. This fare increase scenario reactivates the vicious circle of poor transport planning by intensifying the evasion of the collective public mode, promoting private mode, increasing congestion, and making the reality of urban mobility increasingly uncertain. In this sense, from a study of the concepts of urban mobility, its components and the parameters of the legislation that ensure the right to quality public transport, the duty of the public power in all its instances, from the municipal body to the federal, with coordinated planning in this mode. Still, in such an organization, investments that aim at both tariff reduction, through the subsidy, and the improvement of infrastructures, should be contemplated to try to attract users of the private mode, be it own or shared. Finally, this analysis aims to promote sustainable urban mobility to ensure an efficient, attractive, fair Public Transport service that, above all, has respect for the dignity of the human person.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2022-10-19T15:58:52Z No. of bitstreams: 1 TCC Alexandre Melo FIlho.pdf: 2001063 bytes, checksum: e8638d6bc7aa5e3637b74ff3edc59a5f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-19T15:58:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Alexandre Melo FIlho.pdf: 2001063 bytes, checksum: e8638d6bc7aa5e3637b74ff3edc59a5f (MD5) Previous issue date: 2020-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTransporte Públicopt_BR
dc.subjectDireito Socialpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectCrisept_BR
dc.titleCONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DO ESTADO COM RELAÇÃO AO TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS ANTES, DURANTE E APÓS A PANDEMIApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Nilton Pereira de-
dc.description.resumoDesde o início do século 21, no Brasil, o Transporte Público por ônibus passa por um processo de degradação levando a população a optar, cada vez mais, por outras formas de locomoção, como por exemplo o transporte individual privado, gerando a queda de qualidade e impactos econômicos para o setor coletivo. Tal mudança modal se deu pela falta de atratividade dos ônibus urbanos, com um sistema tarifário falho e políticas de subsídio cruzado que encareciam constantemente o preço da passagem. Os usuários, muitas vezes de classes econômicas mais baixas, sentiam na pele os suscetíveis aumentos de tarifa e os tinham um mínimo de condição financeira viam nos automóveis ou motocicletas uma válvula de escape para a mobilidade, até mesmo social. Tal evasão dificultou, ainda mais, a crise com o Transporte Público que se via com menos demanda e com empresas em desequilíbrio financeiro. Com a pandemia de COVID- 19, uma situação que já se mostrava crítica, tornou-se ainda mais preocupante. Tendo em vista que as políticas de distanciamento social contribuíram para a crise no transporte público, ao reduzir de forma drástica a demanda e, consequentemente, a arrecadação modal, afetando sua capacidade de manutenção e investimento, promovendo assim um desequilíbrio financeiro das concessionárias de transporte público, que encontram no aumento tarifário a única saída para equilibrar suas contas. Este cenário de aumento de tarifa reativa o círculo vicioso do mal planejamento dos transportes ao intensificar a evasão do modo público coletivo, promover modais privados, aumentar congestionamentos e tornar a realidade da mobilidade urbana cada vez mais incerta. Nesse sentido, a partir de um estudo dos conceitos de mobilidade urbana, de seus componentes e dos parâmetros da legislação que asseguram o direito ao transporte público de qualidade, discute-se o dever do poder público em todas as suas instâncias, do órgão municipal até o federal, com um planejamento coordenado nesse modo. Ainda, em tal organização deve-se contemplar investimentos que visem tanto à redução tarifária, através do subsídio, com à melhoria de infraestruturas, para tentar atrair usuários do modo privado, seja ele próprio ou compartilhado. Por fim, esta análise tem como intuito maior promover uma mobilidade urbana sustentável para garantir um serviço de Transporte Público eficiente, atrativo, justo e que, acima de tudo, tenha respeito à dignidade da pessoa humana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Alexandre Melo FIlho.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.