Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSampaio, Igor Henrique Wanderley-
dc.date.accessioned2017-09-29T20:40:04Z-
dc.date.available2015-03-04-
dc.date.available2017-09-29T20:40:04Z-
dc.date.issued2015-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2509-
dc.description.abstractNão possui abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-09-29T20:40:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) IHWS29092017.pdf: 1032624 bytes, checksum: c6ed8c21ef3188fa36ffe4553903fe60 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-29T20:40:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) IHWS29092017.pdf: 1032624 bytes, checksum: c6ed8c21ef3188fa36ffe4553903fe60 (MD5) Previous issue date: 2015-02-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectModelo de excelência em gestão (MEG)pt_BR
dc.subjectAdministração da qualidadept_BR
dc.subjectServiço ao clientept_BR
dc.subjectTURISMOpt_BR
dc.subjectJoão Pessoa - PBpt_BR
dc.titleModelo de excelência em gestão aplicado em empresas do segmento de hospedagem: estudos de caso em pousadas de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ayres, Kátia Virginia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727324U1pt_BR
dc.contributor.referee1Felinto, Arturo Rodrigues-
dc.description.resumoCom o acirramento da concorrência em decorrência do avanço do capitalismo como sistema socioeconômico vigente, as empresas do setor de turismo tem buscado cada vez mais aprimorar o seu modelo de gestão no intuito de aumentar a eficiência dos processos organizacionais. Assim, o presente trabalho tem por objetivo, analisar as principais características de gestão do segmento de hospedagem, através da aplicação do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) em pousadas de João Pessoa, avaliando seus os principais pontos fortes e as oportunidades de melhorias. Para contextualizar a temática da pesquisa é apresentado ao leitor uma explanação sobre a evolução histórica da qualidade, passando pelos gurus e premiações, até chegar aos modelos de qualidade e excelência em gestão que deram origem ao MEG. A pesquisa foi feita através de questionários semiestruturados com 25 quesitos distribuídos em oito critérios que servem como base para mensurar o grau de maturidade de uma empresa rumo a excelência em gestão. Os questionários foram aplicados nas pousadas mais antigas e mais novas da cidade e com a utilização do método comparativo de análise, foi possível conhecer o perfil de gestão dessas empresas. Após a análise dos dados, observa-se que em muitos aspectos, os critérios e fundamentos que compõe o MEG presentes no instrumento de coleta de dados ainda não estão bem incorporados a gestão dos empreendimentos. Então se conclui que apesar da hospedagem de ser um segmento de mercado bastante importante para o turismo de uma região, ainda tem muitos aspectos que podem e precisam ser aperfeiçoados para que as pousadas de João Pessoa sempre estejam trabalhando de maneira eficiente e eficaz, satisfazendo a necessidade e desejo dos seus clientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IHWS29092017.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons